Banco holandês usará reconhecimento de voz
Tecnologia permitirá aos usuários serem reconhecidos por serviços de bankfone sem precisar usar senhas ou códigos
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
O banco ABN Amro vai introduzir, para seus clientes na Holanda, tecnologia de reconhecimento de voz que permitirá aos usuários serem reconhecidos por serviços de bankfone sem precisar usar senhas ou códigos.
O sistema é capaz de distinguir cerca de 100 características biométricas na voz humana, como tom, freqüência, vibração e estrutura vocal, entre outras.
O sistema já foi testado naquele país por 1450 voluntários em 25 mil chamadas. Os testes confirmaram a segurança da tecnologia e sua capacidade de reconhecimento de voz mesmo quando o usuário está resfriado com alterações involuntárias na fala.
Inicialmente, o serviço só será disponibilizado para a base de clientes voluntários no processo e fará operações restritas como consultas a saldos, aplicações e resgates de investimentos. O banco acredita que poderá ampliar o uso e aplicação da tecnologia a partir de 2007.
Chamada de Voicevault, a tecnologia foi desenvolvida pela companhia Biometric Security, sediada em Chertsey, no Reino Unido e contou com a colaboração de pesquisas de biometria na área militar.