As 20 lições de Steve Jobs
Vaidoso, perfeccionista, difícil de lidar. Mas um gênio, na definição até de concorrentes implacáveis. O sucesso de Steve Jobs não se limitou à Apple. Em 1995, seu pequeno estúdio de animação, que se transformaria na premiada Pixar, produziu Toy Story,
Da Redação
Publicado em 15 de abril de 2015 às 16h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h44.
O que Steve Jobs tem a ensinar para as empresas e os empreendedores? O jornalista americano Leander Kahney reuniu algumas lições do cofundador da Apple, que completaria 60 anos nesta terça (24).
1 Encare as decisões difíceis e não se deixe levar pela emoção. Avalie o problema de forma objetiva, mas jamais tenha medo de errar
2 Busque informações e fuja das suposições. Faça sempre uma avaliação completa e baseie suas decisões nesses dados. É duro, mas justo
3 Trabalhe em equipe. Evite colocar toda a carga das decisões difíceis sobre as suas costas
4 Foco, foco, foco. Focar é o mesmo que dizer não. A Apple sempre concentrou seus recursos em um pequeno número de projetos, mas muito bem executados
5 Seja quase um déspota. Afinal, alguém tem que dar as ordens
6 Gere alternativas para escolher a melhor. Jobs sempre insistiu com a equipe para ter opções e as descartava sem muita discussão
7 Simplifique. Fuja do complexo e diga não ao supérfluo
8 Crie os projetos pixel a pixel. Desça até os mínimos detalhes. Jobs se prendia a miudezas tidas como insignificantes por muitos CEOs
9 Não tenha medo de recomeçar. Valeu a pena refazer o MacOS X, mesmo à custa do trabalho de mil programadores por três anos
10 Não dê muito ouvidos a seus compradores. Eles provavelmente ainda não sabem o que querem
11 Demita os idiotas. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva para qualquer empresa
12 Se perder o barco, trabalhe para recuperar o tempo perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no seu início. Mas criou um modelo de negócios vencedor
13 Conecte-se, estude. Uma cultura corporativa é feita de insights. Conecte-se a diferentes tribos e estude temas desvinculados ao trabalho
14 Gere e Teste. As interfaces revolucionárias do iPod e do iPhone foram descobertas por tentativa e erro
15 Seduza. Jobs sabia ser um grande sedutor quando necessário
16 Faça as perguntas certas. Mas duvide sempre das respostas
17 Defina prazo e cobre. Jobs queria o iPod nas lojas no outono de 2001. A equipe teve seis meses para lançá-lo
18 Busque oportunidades. A Apple não estava no negócio de dispositivos eletrônicos. Curioso, Jobs queria entender esse mercado. E o dominou
19 Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo mais fino
20 Evite as concessões. A obsessão de Jobs por excelência criou um singular processo de criação que gerou uma família de produtos inovadores
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