Apple e Google lideram, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking das companhias mais inovadoras do mundo, elaborado anualmente pela consultoria Booz & Company
Inovação (Chris Denbow/Creative Commons)
Gabriela Ruic
Publicado em 13 de novembro de 2012 às 06h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h14.
São Paulo – Apple e Google foram eleitas as empresas mais inovadoras do mundo, segundo líderes de inovação de 700 companhias globais ouvidos pela consultoria Booz & Company. De acordo com o ranking, produzido anualmente, é o terceiro ano consecutivo que as duas empresas encabeçam a lista, acompanhadas pela 3M no terceiro lugar. Há duas novidades na lista, que considera resultados de 2011, em relação ao ranking anterior. A primeira é a Samsung, que saltou da 7ª para a 4ª posição entre as mais inovadoras. A segunda fica por conta da Amazon, que desbancou o Facebook, abocanhando a décima posição da rede social. A análise constatou ainda que estar entre as mais inovadoras não significa, em absoluto, que a empresa esteja entre em outra lista, a das companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Um claro exemplo é a própria Apple, primeira na opinião dos líderes e 53ª no ranking das que mais gastam com inovação. Veja a lista completa nesta galeria de imagens:
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 2,4 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 53ª Fundada por Steve Jobs, Steve Wozniack e Ronald Wayne, a inventora do iPod, iPhone e iPad continua firme na primeira colocação. Segundo a análise Booz & Company, a Apple gasta em inovação apenas 2,2% do montante que arrecada com as vendas de seus produtos.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 5,2 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 26ª A companhia de Sergey Brin e Larry Page, desenvolvedora do sistema operacional mais usado no planeta (Android), investe 13,6% do total arrecadado por seus serviços no desenvolvimento de inovações.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 1,6 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 86ª A responsável pelo Post-it está colocada entre as três companhias mais inovadoras pelo terceiro ano consecutivo. Segundo a consultoria, a empresa gasta no setor de inovação pouco mais de 5% do total que arrecada com suas vendas.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 9 bilhões de dólares
Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 6ª
Saltando da 7ª para a 4ª colocação entre as empresas mais inovadoras, a Samsung também consta entre as dez companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Segundo a Booz & Company, a fabricante do smartphone mais vendido do mundo gasta em inovação apenas 6% do total de suas vendas.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 4,6 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 30ª Fundada em 1892, a GE é a terceira colocada na lista das maiores empresas de capital aberto do mundo da Forbes Global 2000. A companhia gasta apenas 3,2% do lucro obtido com a venda dos seus produtos no departamento de inovação. Na imagem, uma das primeiras lâmpadas fabricadas pela empresa e que tem mais de 100 anos de idade.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 9 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 5ª Liderada por Steve Ballmer, a Microsoft é outra empresa que é parte da lista das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Segundo a análise da Booz & Company, a desenvolvedora do Windows gasta em inovação cerca de 13% do arrecadado por suas vendas.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 9,9 bilhões Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 1ª Uma das maiores montadoras do planeta é também a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento. Ainda sim, segundo a Booz & Company, os japoneses colocam em seu departamento de inovação apenas 4,2% do lucro das vendas de seus carros.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 2 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 72ª O conglomerado de empresas, dono de marcas como Oral B, Duracell e Gillette, gasta em inovação apenas 2,4% do montante arrecadado nas vendas do seu portfólio de produtos.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 6,3 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 17ª A IBM está empatada com a P&G na 8ª posição entre as mais inovadoras. A “Big Blue” desenvolveu o supercomputador Watson, além de muitas outras inovações em tecnologia. Segundo a Booz & Company, em pesquisa e desenvolvimento, a empresa gasta 5,9% do que arrecada com a venda de seus produtos.
Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento: 2,9 bilhões de dólares Posição no ranking das empresas que mais investem em inovação: 48ª A empresa de Jeff Bezos desbancou o Facebook, abocanhando a décima posição entre as mais inovadoras, no qual estava a rede social. De acordo com os números compilados pela Booz & Company, a Amazon, que também está na disputa no mercado de tablets, investe em inovação pouco mais de 6% do total arrecadado por suas vendas.
12. Agora veja quais os computadores mais poderosos do mundozoom_out_map