Tecnologia

Apple quer punição rigorosa à Samsung por conduta da defesa

A punição pela má conduta de um advogado geralmente é multa, mas a Apple pede que a juíza determine que as patentes no caso são válidas e que a Samsung as desrespeitou

A Apple disse que a atitude do advogado foi "chocante, pois violou a integridade da corte" (Feng Li/Getty Images)

A Apple disse que a atitude do advogado foi "chocante, pois violou a integridade da corte" (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 15h08.

São Francisco - A Apple pediu à Justiça dos Estados Unidos nesta quinta-feira para punir a Samsung Electronics por infringir patentes de telefones celulares como punição a uma conduta do advogado da companhia sul-coreana.

O julgamento decisivo entre as concorrentes começou nesta semana. A Apple entrou com processo no ano passado na corte federal de San Jose (Califórnia), acusando a Samsung de plagiar o iPhone e o iPad. A Samsung recorreu.

A juíza distrital Lucy Koh impediu na terça-feira os advogados da Samsung de apresentarem certas provas no começo da audiência. No mesmo dia, a Samsung mandou à imprensa links para essas provas e declarou que "a justiça básica exige que o júri decida o caso com base em todas as evidências".

O advogado John Quinn, a serviço da Samsung, admitiu em documento judicial na quarta-feira que tinha autorizado o envio das provas à imprensa, mas ressaltou que a intenção não era influenciar o júri.

"Os membros do júri já estavam escolhidos no momento da declaração e do envio (...) e já estavam instruídos a não ler nenhum tipo de notícia relacionada ao caso", escreveu Quinn.

A Apple disse que a atitude do advogado foi "chocante, pois violou a integridade da corte", de acordo com documento judicial da companhia nesta quinta-feira.

O porta-voz da Samsung, Adam Yates, disse que a companhia se pronunciará posteriormente sobre o caso e afirmou que "a alegação da Apple não tem fundamento".

A punição pela má conduta de um advogado geralmente é multa, mas a Apple pede que a juíza determine que as patentes da companhia no caso são válidas e que a Samsung as desrespeitou, mas cabe ao júri decidir isso. O julgamento deve continuar na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasJustiçaAppleSamsungPatentesProcessos judiciais

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs