Apple lança M1, primeiro chip da empresa para computadores e laptops

É a primeira vez que um chip com 5 nanometros entre os transistores será disponibilizado em computadores pessoais.

A Apple anunciou durante evento nesta terça-feira, 10, o M1, primeiro chip para computadores e laptops criado pela empresa.

De acordo com a Apple, o chip é pequeno em tamanho, mas com grande poder de processamento e eficiência energética.

A empresa repetiu a fórmula que tinha com os chips de iPhone, o A14 Bionic, e criou um processador com 5 nanometros de distância superando fabricantes como a Intel, que fornecia os processadores dos Macs até a Apple anunciar que iria fabricar os próprios chips.

A tecnologia da Apple supera a de concorrentes como Samsung, Qualcomm e até a Intel, que em julho disse que atrasaria o lançamento dos processadores com 7 nanometros de distância.

É a primeira vez que chips com essa distância entre os transistores serão disponibilizados em computadores pessoais, segundo a Apple. Há 16 bilhões de transistores no M1.

Em termos de processamento o M1 conta com uma CPU de 8 núcleos, 4 de alta performance e 4 de alta eficiência, que permitem manter tarefas com alto nível de eficiência. De acordo com a empresa, a capacidade de processamento do chip é “o dobro” que a dos PCs ao mesmo que demanda um quarto do consumo energético.

 (Apple/Divulgação)

O M1 conta ainda com uma placa gráfica integrada, que a empresa ser “a mais avançada que a Apple já criou”. O chip tem também um processador neural com 16 núcleos, capaz de processar 11 trilhões de operações por segundo.

Em termos de segurança, o M1 conta com um “enclave de segurança” que torna os computadores da Apple os com “segurança mais avançada”.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.