Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

A assistente reformulada contará com novos modelos de IA para interagir mais como um humano

A nova assistente de voz será adicionada à Apple Intelligence (Apple/Reprodução)

A nova assistente de voz será adicionada à Apple Intelligence (Apple/Reprodução)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 08h37.

Na luta para não perder espaço na corrida da IA, a Apple está tentando apressar o desenvolvimento uma versão "com mais conversa" de sua assistente digital Siri.

De acordo com a Bloomberg, a nova Siri usará modelos de linguagem mais avançados, ou LLMs, para permitir conversas fluidas. O sistema também pode lidar com solicitações mais sofisticadas de forma mais rápida

"Renovar" a Siri, que já completou 13 anos, faz parte dos esforços da Apple para se tornar uma força em inteligência artificial. A empresa estreou a plataforma Apple Intelligence no mês passado, mas ainda carece de recursos oferecidos por outras gigantes da tecnologia.

Nova Siri

A nova assistente de voz, que eventualmente será adicionada à Apple Intelligence, é apelidada de "LLM Siri" por aqueles que trabalham nela, segundo a Bloomberg.

A Apple vem testando o software atualizado em iPhones, iPads e Macs como um aplicativo separado, mas a tecnologia acabará substituindo a interface Siri que os usuários conhecem hoje. A empresa está planejando anunciar a reformulação já em 2025 como parte das próximas atualizações de software do iOS 19 e macOS 16.

A Apple está planejando lançar a nova Siri para os consumidores apenas em meados de 2026, mas esse calendário ainda pode mudar.

A Siri reformulada contará com novos modelos de IA da Apple para interagir mais como um humano e lidar com tarefas de uma forma mais próxima daquilo que ChatGPT e Gemini fazem hoje.

Embora a Apple tenha anunciado "o início de uma nova era" para a Siri quando revelou sua plataforma de IA pela primeira vez em junho, a empresa ainda não reformulou verdadeiramente o software. As atualizações que acompanharam o Apple Intelligence foram cosméticas, incluindo uma nova interface que mostra aos usuários quando eles acionaram o assistente. Há também uma opção para digitar comandos — em vez de falá-los — e a capacidade de entender melhor os usuários.

Enquanto a empresa trabalha nas novas tecnologias de IA, ela adicionará o ChatGPT ao Apple Intelligence no mês que vem. A Apple planeja oferecer opções adicionais de chatbot, como o Gemini.

A ideia por trás da nova Siri é trazer esses tipos de recursos internamente, ao mesmo tempo em que enfatiza a privacidade do usuário. Mas a empresa ainda pode continuar a oferecer acesso a sistemas de IA de terceiros que fornecem habilidades ou informações especializadas.

Acompanhe tudo sobre:AppleChatGPTInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários