Exame Logo

Apenas metade dos estádios da Copa terá rede Wi-Fi

O sistema Wi-Fi só estará disponível nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá

Maracanã: nele, a infraestrutura permitirá até 48 mil conexões simultâneas à internet (Divulgação/ Consórcio Maracanã 2014)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2014 às 19h33.

Rio de Janeiro - Apenas seis dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo disporão de rede Wi-Fi para que os torcedores possam conectar-se à internet, informou nesta terça-feira o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

O sistema Wi-Fi, que servirá para reforçar a possibilidade de acesso à internet nas arquibancadas e descongestionar as redes das empresas de telefonia que oferecem conexão 2G, 3G ou 4G, só estará disponível nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá.

Nos estádios de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e Natal, no entanto, os torcedores terão mais dificuldades para publicar fotos nas redes sociais ou para enviar vídeos e mensagens uma vez que dependerão da conexão oferecida comercialmente pelas operadoras.

"Todos os estádios são locais de grandíssima concentração de tráfego de dados", explicou Eduardo Levy, presidente-executivo do Sinditelebrasil.

Segundo Levy, o problema com a instalação da rede Wi-Fi se deveu à dificuldades nas negociações entre as empresas de telecomunicações e os administradores dos estádios, que não conseguiram chegar a um acordo sobre o preço do aluguel do espaço que as operadoras necessitam para seus equipamentos.

"O que não fizemos, não foi porque não quiséssemos. Foi porque não pudemos, não tivemos acesso", comentou Levy.

Embora nem todos tenham rede Wi-Fi, os 12 estádios disporão de um total de 3.724 antenas de telefonia celular, que atenderão os serviços de voz e dados com as tecnologias 2G, 3G e 4G, com o mesmo sistema de última geração empregado nos Jogos Olímpicos de Londres.

Toda esta infraestrutura possibilitará, por exemplo, que no período de uma hora se completem em cada estádio cerca de 300 mil chamadas de voz simultâneas, com uma duração média de 2,4 minutos cada uma.

As redes das operadoras também permitirão cerca de 24 mil conexões de dados ao mesmo tempo no período de uma hora, capacidade que possibilita o envio de uma foto de 0,55 MB em 2,5 segundos.

O número de antenas móveis e Wi-Fi instaladas é diferente em cada sede e, portanto, também o é a capacidade das conexões.

No Maracanã, por exemplo, a infraestrutura permitirá até 48 mil conexões simultâneas à internet, além de 515 mil chamadas de voz no período de uma hora, para um público de até 75 mil pessoas.

São Paulo - A tecnologia sempre teve um papel muito importante na história das Copas do Mundo . Da construção dos estádios a transmissão dos jogos de futebol , inovações técnicas sempre marcaram presença e fizeram bonito. A seguir, veja alguns exemplos disso:

  • 2. Rádio ao vivo (1938)

    2 /10(Nationaal Archief/Wikimedia)

  • Veja também

    A Copa de 1938 foi a primeira com transmissão ao vivo dos jogos por rádio para o Brasil e vários países. Segundo relatos de quem ouviu, o sistema falhava e não era raro que o torcedor ficasse um tempo sem saber quem havia marcado um gol.

  • 3. Televisão (1954)

    3 /10(Reprodução/Youtube)

  • Realizada na Suíça, a Copa de 1954 foi a primeira a ter jogos transmitidos pela televisão. Mas nem todos os países puderam acompanhar a novidade. Embora já contasse com emissoras como a TV Tupi, o Brasil não teve acesso à transmissão dos jogos.

  • 4. Copa na TV (1962)

    4 /10(Domínio Público)

    Só em 1962 os brasileiros puderam assistir na TV aos lances da nossa seleção. Tudo graças à tecnologia dos videotapes. Gravados no Chile, os jogos eram enviados por avião e transmitidos no Brasil no dia seguinte às partidas.
  • 5. Copa a cores (1970)

    5 /10(Domínio Público)

    A transmissão a cores pela TV foi uma das grandes inovações tecnológicas em 1970. Para que os europeus aproveitassem a novidade, alguns jogos foram marcados para 12h - o que gerou reclamações. Aqui no Brasil, os jogos ainda passavam em preto e branco.

  • 6. Copa ao vivo (1970)

    6 /10(Reprodução/Youtube)

    Embora ainda tivessem de assisti-la em preto e branco, os brasileiros puderam passar a ver a copa ao vivo a partir de 1970. O sinal era enviado do México via satélite e transmitido em rede por várias emissoras de televisão.

  • 7. Copa virou game (1986)

    7 /10(Reprodução/Youtube)

    A Copa de 1986 foi a primeira a virar tema de um game. Lançado em 1987, Mexico 86 era uma adaptação de Kick and Run, game de futebol da época. Com seu gráfico colorido e trilha simples, o joguinho fez muito sucesso nos fliperamas da época.

  • 8. Copa HD (1998)

    8 /10(Reprodução/Youtube)

    No Mundial da França, a emissora de TV japonesa NHK realizou as primeiras transmissões de jogos em alta definição. No Brasil, a Globo chegou a exibir a tecnologia para convidados - mas não houve transmissão HD. Jogos em HD para os brasileiros, só em 2010.

  • 9. Linha do gol (2014)

    9 /10(Divulgação)

    A Copa de 2014 será a primeira a contar com recursos tecnológicos para dizer se a bola entrou no gol. Nos 12 estádios do torneio, sete câmeras filmam cada gol e produzem 500 imagens por segundo. Em caso de gol, o juiz será avisado via relógio de pulso em um segundo.

  • 10. Copa 4K (2014)

    10 /10(Divulgação/ Consórcio Maracanã 2014)

    Outra tecnologia que deve ser testada na Copa do Brasil é a exibição de jogos em definição ultra-alta ou 4K. Três jogos do torneio (entre eles, a final) devem ser exibidos assim em telas especiais na zona sul do Rio. Mas não haverá transmissão em 4K.

  • Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolInternetInternet móvelWi-Fi

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame