Tecnologia

Android Market remove 20 apps maliciosos

Segundo a empresa de segurança Sophos, aplicativos legítimos estariam sendo clonados e republicados na loja com códigos maliciosos

Ano de 2011 registrou um aumento de 472% na quantidade de programas maliciosos para o sistema (Reprodução)

Ano de 2011 registrou um aumento de 472% na quantidade de programas maliciosos para o sistema (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 14h13.

São Paulo – O Google removeu 20 aplicativos maliciosos encontrados em sua loja de apps Android Market.

Segundo a empresa de segurança Sophos, aplicativos legítimos estariam sendo clonados e republicados na Android Market com códigos maliciosos.

Ao explorar a reputação de conteúdos bem posicionados, os crackers conseguem criar uma plataforma para iniciar ataques, com o intuito de obter dinheiro.

Desta forma, os crackers criaram dúzias de cópias dos games mais populares e os publicaram como sendo uma versão gratuita do programa, enviando em seguida mensagens SMS para usuários Premium com códigos maliciosos.

Segundo a Sophos, versões falsas gratuitas de games trazem títulos conhecidos como Angry Birds, CUT the Rope, Need for Speed Shift, Assassin’s Creed: Revelations, Riptide, entre outros.

Os apps maliciosos foram publicados no último final de semana na Android Market e o Google os removeu nesta terça-feira. Segundo a Sophos, cerca de 14 mil cópias foram baixadas pelos usuários nesse período.

O uso indevido de serviços SMS Premium é a forma mais comum para disseminar malware para dispositivos móveis. Quando um app malicioso é instalado, ele envia ou recebe mensagens, o que aumenta o valor gasto pelo usuário sem seu consentimento.

A crescente adoção do Android em dispositivos móveis tem aumentado também o número de malware para essa plataforma, que somente em 2011 registrou um aumento de 472% na quantidade de programas maliciosos para o sistema.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Roblox fora do ar? Jogo passa por instabilidades nesta sexta-feira

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado