Android Go é a solução do Google para smartphones "baratinhos"

Nova versão do sistema foi feita para aparelhos básicos e economiza internet por padrão

São Paulo – O Google anunciou nesta semana uma nova versão, mais simples, do sistema operacional Android. Feita para aparelhos com memória RAM de 512 MB ou 1 GB, ela será oferecida às fabricantes que quiserem adaptar o software aos seus smartphonesdiferentemente do Android One, outro esforço da empresa para melhorar o desempenho dos celulares baratinhos, que exigia um acordo com as fabricantes.

Chamada Android Go, essa edição do sistema tem aplicativos mais leves do Google, Assistente, YouTube, Maps e Gmail. Eles ocupam menos espaço do que os disponíveis para smartphones Android comuns. Até a loja de apps Google Play Store é diferente. Ela dá destaque para o espaço que eles vão ocupar na memória do seu aparelho. 

Fora isso, o software tem recursos nativos para diminuir o consumo de dados de internet móvel. O tráfego de internet no navegador Chrome será comprimido nos servidores do Google para reduzir o consumo, uma tática já usada no passado pela Opera, no aplicativo Opera Mini. Novo app do Google, o Datally também virá no Android Go.

O Android Go é um fatiamento do sistema para adaptá-lo tanto para smartphones de 6 GB de memória RAM (como o Galaxy Note 8), quanto para aqueles que têm 1 GB (como o Moto C Plus).

Essa primeira versão do software foi criada a partir do recente Android Oreo e deve começar a aparecer em smartphones lançados em 2018.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.