Brasil

Zanin determina que PF entregue cópia do celular de Vorcaro até 23h de hoje

Ministro afirma que quer analisar dados brutos do aparelho antes do julgamento marcado para terça-feira, 15

Zanin determina que PF entregue dados do celular de Vorcaro hoje (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Zanin determina que PF entregue dados do celular de Vorcaro hoje (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Yasmim Faria
Yasmim Faria

Colaboradora

Publicado em 13 de setembro de 2026 às 18h18.

Última atualização em 13 de setembro de 2026 às 18h22.

Priorizar nos meus resultados Google

O ministro Cristiano Zanin determinou neste domingo, 13, que a Polícia Federal entregue, até as 23h de hoje, uma cópia integral dos dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro ao seu gabinete no Supremo Tribunal Federal.

A decisão aumenta o impasse envolvendo o ministro André Mendonça e a PF sobre o acesso às supostas mensagens atribuídas ao ex-banqueiro que mencionariam o ministro Alexandre de Moraes (provas centrais no julgamento marcado para a próxima terça-feira, 15).

Divergência entre Mendonça e a PF

O principal motivo da decisão foi uma contradição entre as versões apresentadas por Mendonça e pela Polícia Federal. Em ofício, Mendonça afirmou que a PF entregou os dados brutos do celular de Vorcaro de forma voluntária. Já a corporação argumentou que o material foi "requisitado" pelo gabinete do ministro, então relator do caso Master, ou seja, que houve determinação formal para a entrega.

Argumentos de Zanin

No despacho, Zanin argumenta que o mesmo material já havia sido compartilhado anteriormente com outras partes: a defesa de Vorcaro e os integrantes da CPMI que investigou o escândalo Master no Congresso, com acesso liberado pelo próprio Mendonça.

Segundo o ministro, não existe hierarquia entre os membros do Supremo, o que significa que, se Mendonça possui as provas contra Moraes, os demais ministros também precisam ter acesso a elas.

No documento, também destaca que a própria Polícia Federal informou estar disposta a oferecer cópia do material a todos os gabinetes do STF sem prejuízo à cadeia de custódia.

O ministro ainda argumenta que "os elementos de prova pertencem ao Plenário do Supremo Tribunal Federal e aos seus integrantes e não a um integrante específico do Supremo Tribunal Federal". Ele afirma ainda não ter recebido, até o momento, cópia integral do material disponibilizado aos relatores anteriores, apesar de sucessivas solicitações por ofício.

Com a sessão de julgamento marcada para 15 de setembro ainda sem objeto totalmente definido, Zanin afirma que precisa formar sua convicção sobre o caso e, para isso, requisita a entrega imediata do material extraído do iPhone de Vorcaro.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Cristiano ZaninAndré MendonçaDaniel VorcaroPolícia Federal

Mais de Brasil

Passageiros de voos domésticos podem ser multados pela Anac a partir desta segunda

Mendonça diz que abertura de mensagens de Vorcaro pode tumultuar julgamento de Moraes

Eleição, poder e STF: como a crise na Corte mexe com a opinião pública

Dino levanta sigilo de caso Dark Horse e diz haver conexões com PCC