Tecnologia

Android amplia liderança global nos smartphones

A pesquisa da empresa IDC mostrou que o Android será a plataforma de 68,3% dos smartphones disponíveis em 2012

Celulares com o sistema operacional Android: "A IDC prevê que o Android será o claro líder na corrida dos sistemas operacionais para smartphones", disse a empresa (©Getty Images/AFP/File / Spencer Platt)

Celulares com o sistema operacional Android: "A IDC prevê que o Android será o claro líder na corrida dos sistemas operacionais para smartphones", disse a empresa (©Getty Images/AFP/File / Spencer Platt)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 17h57.

Washington - O sistema operacional da Google, Android, estará em mais de dois terços dos celulares de todo o mundo em 2012, e continuará sendo a plataforma dominante por, pelo menos, mais quatro anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa da empresa IDC mostrou que o Android será a plataforma de 68,3% dos smartphones disponíveis em 2012, muito superior aos 18,8% para a plataforma usada no iPhone da Apple.

"A IDC prevê que o Android será o claro líder na corrida dos sistemas operacionais para smartphones, graças, em grande parte, a ampla seleção de aparelhos e de um grande número de parceiros", disse a empresa.

"A Samsung é a maior vendedora de smartphones com sistema Android, apesar do ressurgimento da LG Electronics e da Sony, que atingiram o ranking das cinco maiores fabricantes de smartphones durante o terceiro trimestre. O IDC acredita que seu resultado líquido continuar sendo de dois dígitos durante o período previsto".

"Ao mesmo tempo, o Windows Phone deve ganhar a maior parcela do mercado, já que seu smartphone e seus parceiros obtiveram uma valiosa experiência a vender a experiência diferenciada que o Windows Phone tem a oferecer."

Llamas disse outros atores disputando uma fatia do mercado incluem o Research in Motion, da BlackBerry, que lançará um novo sistema operacional no próximo ano e o sistema de código aberto Linux.

A BlackBerry, que até poucos anos dominava o mercado de smartphones, verá sua participação encolher para 4,7% em 2012, de acordo com a IDC, e a 4,1% em 2016.

O sistema operacional da Apple continuará sendo o número dois, mas "custará muito caro para alguns usuários nos mercados emergentes", disse a IDC.

"Para manter as atuais taxas de crescimento, a Apple precisará examinar a possibilidade de oferecer modelos mais baratos", acrescentou.

Segundo o relatório, o mercado global de celulares crescerá apenas 1,4% em 2012, a menor taxa de crescimento anual em três anos. O número total de aparelhos vendidos deve chegar a cerca de 1,7 bilhão.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal