Tecnologia

Android 4.0 leva reconhecimento facial ao celular

Uma nova ferramenta do sistema permite o desbloqueio do telefone através do reconhecimento facial do usuário

O smartphone Galaxy Nexus da Samsung é o primeiro aparelho a usar o novo sistema operacional da Google (Laurent Fievet/AFP)

O smartphone Galaxy Nexus da Samsung é o primeiro aparelho a usar o novo sistema operacional da Google (Laurent Fievet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2011 às 08h22.

Redação Central - O reconhecimento facial para desbloqueio do celular, a melhora no correio de voz, a utilização da tecnologia NFC e a sofisticação da edição de imagens são os grandes destaques do novo sistema operacional do Google para celulares e tablets, o Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich.

A empresa apresentou nesta quarta-feira o Android 4.0 em conjunto com a Samsung, que lançou o Galaxy Nexus, primeiro smartphone baseado neste sistema operacional. O aparelho conta com tela de alta definição de 4,65 polegadas, processador de duplo núcleo de 1,2 GHz e suporta banda larga na nova tecnologia LTE (4G) ou na última evolução do 3G (HSPA).

Uma das novidades que mais chamam a atenção no Ice Cream Sandwich é a inclusão de uma ferramenta que permite o desbloqueio do telefone através do reconhecimento facial do usuário.

O sistema operacional melhorou o reconhecimento de voz, tanto para tradução como para locução de textos, e o Google informou em seu blog oficial que também aperfeiçoou a função de teclado, tornou mais interativas as notificações e criou widgets de tamanho variável.

A introdução do Android Beam, que utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), faz com que seja possível compartilhar instantaneamente vídeos, mapas, sites e aplicativos entre dois telefones ao apenas aproximá-los.

O Android 4.0 também permite a edição e o compartilhamento de vídeos de alta qualidade e a captura de fotos panorâmicas. Além disso, a integração com a rede social Google + permite a realização de vídeochamadas com até nove pessoas ao mesmo tempo.

'Tudo foi repensado e reformulado para tornar o Android simples, bonito e mais que inteligente', disse a Samsung em seu site, no qual informou que seu novo smartphone será colocado à venda a partir de novembro na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasSamsung

Mais de Tecnologia

Mark Zuckerberg anuncia iniciativa Meta Compute para ter infraestrutura própria de IA

Startups nucleares atraem investimento bilionário com reatores de pequeno porte

Como a Apple impulsionou o Google ao clube dos US$ 4 tri em valor de mercado

Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-chair