Tecnologia

Anatel divulga ranking de qualidade de telefonia móvel

Nenhuma das cinco companhias atingiram a meta de eficiência para conexão de dados exigida pela Anatel em abril no estado de São Paulo


	Loja da Claro: no estado de São Paulo, a Claro era a única empresa que não estava dentro da meta da Anatel para completamento de chamadas de voz
 (ANTONIO MILENA)

Loja da Claro: no estado de São Paulo, a Claro era a única empresa que não estava dentro da meta da Anatel para completamento de chamadas de voz (ANTONIO MILENA)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 18h02.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira, 15, o ranking de qualidade das empresas de telefonia móvel até abril em todos os estados e no Distrito Federal. No estado de São Paulo, a Claro era a única empresa que não estava dentro da meta da Anatel para completamento de chamadas de voz.

Enquanto a agência reguladora exige 95% de eficiência nesse quesito, a operadora registrou 94,11% em abril. A melhor companhia no estado foi a CTBC, com 98,4%, seguida por Oi (98,26%), Vivo (96,4%) e TIM (96,28%). Todas cumpriram os parâmetros para quedas de chamadas, que toleram até 2% de falhas.

Por outro lado, nenhuma das cinco companhias atingiram a meta de eficiência para conexão de dados exigida pela Anatel em abril no estado de São Paulo. Enquanto o órgão regulador coloca como referência uma taxa de 98%, o melhor resultado dentre as operadoras foi obtido pela Claro, com 97,88%, seguida por Oi (97,42%), TIM (96,15%), Vivo (95,86%) e CTBC (95,65%).

A TIM não conseguiu cumprir a meta de disponibilidade de rede 3G no estado de São Paulo. A Anatel tolera até 5% de falhas nas tentativas de conexão na internet móvel de terceira geração, mas a TIM registrou uma taxa de 5,64%. Já Oi (0,63%), Claro (1,58%) e Vivo (2,77%) cumpriram essa meta no estado. A CTBC só foi avaliada em relação à internet 2G.

A publicação traz a evolução dos resultados das empresas mês a mês até abril, de acordo com dados oriundos dos relatórios trimestrais de fiscalização dos planos de melhoria da qualidade apresentados pelas empresas em agosto do ano passado. Na ocasião, a Anatel suspendeu as vendas de novos chips de celulares por 11 dias para as operadoras com maiores índices de reclamação em cada estado e no Distrito Federal.

Capital paulista

De acordo com o ranking da Anatel, nenhuma companhia cumpriu a meta de eficiência para internet banda larga exigida para a cidade de São Paulo. Enquanto a Anatel coloca como referência para as conexões de dados uma taxa de 98% de eficiência, o melhor resultado dentre as operadoras na capital paulista foi obtido pela Claro, com índice de 97,79%, seguida por Oi (96,85%), Vivo (96,3%) e TIM (93,22%).

A TIM também não conseguiu cumprir a meta de rede 3G na capital paulista em abril. A Anatel tolera até 5% de quedas nas tentativas de conexão na internet móvel de terceira geração, mas a TIM registrou uma taxa de 7,14%. Já a Claro (1,36%) e a Vivo (2,9%) cumpriram essa meta no município. Os dados apresentados para a Oi no período se referem apenas à internet 2G.

Para as chamadas de voz na capital paulista, todas as operadoras cumpriram a meta de 95% de eficiência exigida pela Anatel.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelBrasil TelecomClaroConsumidoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemarTIMVivo

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025