Tecnologia

Tesla entrega primeiras unidades do Modelo 3

Segundo o presidente da fabricante de automóveis elétricos, a ideia é expandir a produção e entregar 20.000 unidades em dezembro

Modelo 3: versão popular do veículo eletrônico da montadora Tesla será entregue hoje aos primeiros compradores (Tesla Motors/Reuters)

Modelo 3: versão popular do veículo eletrônico da montadora Tesla será entregue hoje aos primeiros compradores (Tesla Motors/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 28 de julho de 2017 às 06h04.

Última atualização em 28 de julho de 2017 às 07h53.

Hoje começa aquilo que foi descrita como uma revolução no mundo dos automóveis. Em uma festa, anunciada via Twitter, o presidente da fabricante de automóveis elétricos Tesla, Elon Musk, entrega as primeiras 30 unidades do Modelo 3 aos consumidores que primeiro acreditaram na ideia. Ao contrário dos luxuosos modelos S e X, respectivamente um sedan e uma SUV, o Modelo 3 é a linha de entrada da Tesla, ao custo de 35.000 dólares.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Segundo Elon Musk após a entrega dos 30 primeiros carros, a ideia é expandir a produção e entregar 20.000 unidades em dezembro. No ano que vem, a expectativa é que sejam produzidos 10.000 Modelos 3 por semana. Apesar disso, essa produção pode não ser suficiente: há uma lista de 400.000 carros já solicitados, a maioria reservado ainda no ano passado e alguns com entrega prevista apenas para o meio do ano que vem. O Modelo 3 vai de 0 a 100km/h em 5.6 segundos, além de rodar até 350 km com uma única carga de bateria. Musk já afirmou que um Modelo S conseguiu chegar a 700 km rodados com uma única carga e ele tem planos de garantir autonomia de 1.000 km aos carros até o final da década.

Não só a esperança do transporte com menos emissões de gases está no novo modelo, mas também o da Tesla como companhia viável. No terceiro trimestre do ano passado, a companhia deu lucro pela primeira vez em 14 resultados consecutivos — apenas o segundo lucro desde que abriu capital. Desde então, novos resultados negativos se suscederam. No primeiro trimestre deste ano, a Tesla divulgou perdas de 398 milhões de dólares, bem maiores do que as perdas de 282 milhões do começo do ano passado. Apesar disso, a Tesla mais do que dobrou o faturamento para 2,7 bilhões de dólares. Os resultados do terceiro trimestre serão apresentados semana que vem. 

Os lucros escassos não são motivos para afugentar os investidores: as ações da companhia subiram 56% neste ano. Aparentemente, os donos de Modelo 3, e Elon Musk em especial, têm muito o que comemorar nesta sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosExame HojeTesla

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA