Tecnologia

92% recorrem à web antes de comprar

Segundo estudo, 50% dos entrevistados já mudaram de opinião sobre uma compra ao encontrarem opiniões negativas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Segundo uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, o consumidor brasileiro costuma consultar sites na internet antes de fazer uma compra ou contratar um serviço.

De acordo com o levantamento, 92% dos internautas ouvidos disseram acessar a web para pesquisar ou comprar produtos e serviços em sites de e-commerce e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

O estudo aponta, ainda, que 56% dos usuários comentam em blogs, 42% leem posts de desconhecidas, 63% deixam registradas opiniões sobre experiências com a aquisição de produtos e serviços e 52% declararam acessar a internet para obter informações sobre o que pretendem comprar.

A pesquisa também aponta que 50% dos entrevistados já mudaram de opinião sobre uma compra ou aquisição de um serviço ao encontrarem opiniões negativas e 28% fecharam negócio em função de relatos de outros consumidores.

As redes sociais também são bastante consultadas pelos consumidores brasileiros, no que se refere ao acesso e compartilhamento de informações (43%).

O trabalho, intitulado "Decodificando as Necessidades Digitais", ouviu mil usuários, com idade de 16 a 35 anos, residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba Porto Alegre, Recife e Salvador.

Acompanhe tudo sobre:Consumidorese-commerceInternet

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok