9 apps imperdíveis para turbinar o iPhone, iPad ou Android
Confira a lista de apps favoritos de Alessandra Lariu, publicitária, empresária e uma das pessoas mais criativas do planeta, segundo a revista Fast Company
Gabriela Ruic
Publicado em 19 de janeiro de 2013 às 06h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.
São Paulo – Alessandra Lariu é publicitária, cofundadora da SheSays, organização que tem como objetivo conectar mulheres criativas e empreendedoras de todo o mundo, e CEO da Shout, plataforma online de co-criação em design e publicidade. Mas, além de todos esses títulos, Alessandra também já figurou na lista de pessoas mais criativas do planeta, segundo ranking anual da revista Fast Company. Por todos estes motivos, EXAME.com convidou Alessandra para listar os apps que fazem parte da sua lista de favoritos. Entre as opções selecionadas por ela, há alternativas para iPhone , iPad ou Android , entre gratuitas e pagas. Confira a seleção completa nesta galeria de imagens:
Disponível em: iOS Preço: 1,99 dólar Descrição: O Partly Cloudy é um app que apresenta as principais informações meteorológicas de uma cidade em um infográfico com design elegante. Pois é justamente a disposição dos elementos da previsão do tempo deste app que chamaram a atenção da empresária. “Todo mundo faz previsão do tempo no smartphone”, diz Alessandra, “mas o Partly Cloudy faz isso com estilo”. Portanto, o app é, sem dúvida, uma alternativa interessante para quem procura por um serviço que fuja do senso comum. “É uma das interfaces mais elegantes do iTunes e dá prazer de olhar até mesmo se o tempo estiver nublado”, brinca.
Disponível em: iOS Preço: Gratuito Descrição: O Cinemagram permite a criação de pequenas animações a partir de imagens. Para isso, é preciso que o usuário capture um pequeno vídeo e escolha a área a ser animada. Depois, tal qual o Instagram, é possível adicionar filtros com detalhes retrô e compartilhar a animação nas redes sociais. “Eu adoro o Instagram, mas o Cinemagram é muito mais divertido e, dentre os aplicativos frívolos, é o meu favorito”, considera Alessandra.
Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: O aplicativo tem como objetivo ensinar inglês através de lições baseadas em temas do interesse do aluno. Por exemplo, a empresa conta com parcerias com as agências de notícias Bloomberg e Associated Press. Então, a partir do conteúdo oferecido por estes veículos, o Voxy cria lições fundamentadas em tópicos que são assunto nos noticiários. “É a maneira mais personalizada de se aprender uma língua nova”, recomenda Alessandra.
Disponível em: iOS e Mac Preço: 1,99 dólar para iOS e 9,99 dólares Descrição: O aplicativo de produtividade tem o objetivo de se tornar a sua lista de tarefas virtual. Com ele, é possível organizar os itens de forma hierárquica e ir marcando os afazeres já realizados. “O Clear é a maneira mais simples e fácil de organizar a sua lista de tarefas, e com uma interface cheia de estilo”, recomenda Alessandra.
Disponível em: iPad, iPhone e Android Preço: Gratuito Descrição: O GetGlue é uma mistura de rede social e guia de televisão personalizado. Com base nos interesses do usuário e recomendações dos seus amigos, o app indicará novos seriados de televisão. Com pouco tempo disponível para procurar por programas interessantes, Alessandra vê no app um aliado para aproveitar os momentos de entretenimento. “Ninguém tem tempo de procurar as coisas legais na televisão e, por isso, a opinião dos amigos ajuda a filtrar os programas”, indica.
Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: Um dos apps de notícias mais populares da internet é o Flipboard. Com design moderno e belas imagens, o app organiza os artigos e notícias mais compartilhados pela web em uma interface similar a de uma revista. E, para Alessandra, uma das funções mais interessantes é a que permite salvar artigos para ler depois e de acordo com o seu interesse.
Disponível em: iPhone e Android Preço: Gratuito Descrição: Com o Uber, é possível utilizar o GPS do smartphone para encontrar um motorista particular que esteja nas redondezas. O serviço, segundo Alessandra, é eficaz e com ele é possível conseguir um táxi em poucos segundos. “Uma ideia muito melhor que ter que ligar para chamar um táxi que sempre se atrasa”, recomenda. Bom, este serviço está disponível apenas em cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, podendo ser uma opção para turistas brasileiros. No Brasil, também há opções de apps com a mesma premissa e que podem ajudá-lo a encontrar um táxi através do seu smartphone. Exemplo são os serviços Easy Taxi, Taxibeat ou 99Taxis e que funcionam em várias cidades do país.
Disponível em: iPhone, iPad e Android Preço: Gratuito Descrição: O aplicativo de finanças Expensify, permite, por exemplo, que se fotografe um recibo. A partir disso, o serviço é capaz de determinar a mercadoria, a data e a quantia paga por ela. Uma maneira fácil e prática de produzir relatórios financeiros, da sua empresa ou vida pessoal. Com a ajuda do app, explicou Alessandra, o papel foi praticamente abolido da sua empresa e ninguém mais perde tempo fazendo a contabilidade.
Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: O serviço de streaming de música é outro app indicado por Alessandra. Com o Spotify é possível sincronizar suas listas de reprodução armazenadas no desktop diretamente com seu dispositivo móvel, mesmo quando off-line. “Posso ouvir tudo no metrô ou em qualquer lugar que não tenha conexão com a internet”, explica. O Spotify, contudo, ainda não está disponível no Brasil, mas existem rumores de que o serviço chegará ao país ainda em 2013. Enquanto isso não acontece, uma alternativa para os brasileiros é o recém-lançado Deezer, site europeu que desembarcou por aqui nesta semana e oferece as mesmas funções do seu rival americano. O app do serviço é gratuito, mas para utilizá-lo é necessário pagar por uma assinatura mensal que custa 14,90 reais.