7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 2/8
Apps para traduzir frases, ir ao cinema, enviar cartões postais, criar vídeos, reservar hotéis, economizar água e conhecer pessoas interessantes
Maurício Grego
Publicado em 2 de agosto de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h06.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana começa com o Jibbigo, tradutor de nome estranho mas que pode ser muito útil. Também testamos o guia de cinemas CineMobits; o Postagram, que envia cartões postais; o Animoto, que transforma fotos em vídeos; o Yango, para reservar hotéis; e o Pegada Hydros, para economizar água. Fechamos a lista com o OnPlaces, app para conhecer pessoas.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Jibbigo é um tradutor que pode ser usado offline. Você baixa o arquivo do idioma que vai traduzir via Wi-Fi e, depois, não precisa mais de acesso à internet para usá-lo – o que pode ser muito conveniente em viagens ao exterior. O Jibbigo traduz frases em 50 idiomas. Alguns podem ser vertidos para o português. Outros, apenas para o inglês. Para algumas línguas há reconhecimento de voz. Outras exigem que o texto seja digitado. As traduções são imperfeitas, é claro. Mas vão ajudar se você for à Grécia, por exemplo, e não souber falar grego.
Grátis, em português, para Android e iPhone CineMobits é um guia de cinemas das principais cidades brasileiras. Ele lista salas e filmes em exibição. Também mostra trailers e sinopses dos títulos em cartaz. O app ainda permite comprar ingressos para algumas salas por meio do site Ingresso.com. O CineMobits é bastante simples, mas é prático para uma rápida consulta à programação.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Postagram permite enviar um cartão postal com uma foto sua, pelo correio, em apenas um minuto. Você escolhe qualquer foto no smartphone, indica como ela deve ser recortada (em formato quadrado), indica para quem vai o postal e escreve uma mensagem. A Sincerely, empresa dona do Postagram, imprime o cartão e o envia pelo correio. Cada postal enviado ao Brasil custa 2 dólares. Aos Estados Unidos, 1 dólar. O único problema é que a entrega no Brasil demora, segundo a empresa, de 4 a 6 semanas.
Grátis com assinatura paga, em português, para Android, iPhone/iPad e na web O Animoto transforma suas fotos e vídeos num filminho caprichado, perfeito para mostrar aos amigos e publicar nas redes sociais. E o processo é quase automático. Você só precisa indicar as fotos e videoclipes e indicar um tema gráfico e uma música de fundo. O Animoto é interessante e muito fácil de usar. Mas achamos as opções de assinatura um pouco caras. Na modalidade gratuita, o app permite criar vídeos de até 30 segundos em baixa resolução. Por 5 dólares mensais, estende-se o limite para 10 minutos. Para produzir vídeos em HD de até 20 minutos, o preço sobe para 39 dólares mensais.
Grátis, em português, para Android, iPhone e na web O Yango (antes chamado HotelHoje) lista ofertas de hospedagem de última hora com descontos nos preços. O app traz detalhes de cada hotel e mostra sua localização num mapa. O serviço abrange as maiores cidades brasileiras e algumas poucas capitais em outros países latino-americanos.
Grátis, em português, para iPhone A proposta do OnPlaces é facilitar os contatos entre pessoas que estão no mesmo bar, restaurante ou evento. Quando se chega a um dos locais cadastrados, ele mostra outros usuários presentes. É possível, então, trocar mensagens e fotos por meio de um mural virtual. Isso pode facilitar a paquera ou, eventualmente, algum contato profissional. Os autores dizem que o OnPlaces é usado por quase 8 mil pessoas. Mas pode ser que você chegue a um lugar e não encontre ninguém conectado. E é bom notar que, por usar o GPS, o app tende a encurtar a vida da bateria do smartphone.
Grátis, em português, para Android e iPhone Pegada Hydros calcula a quantidade de água que uma pessoa consome. Para isso, deve-se responder a um questionário sobre hábitos do dia-a-dia. O app leva em conta tanto a água que sai das torneiras como os alimentos e outros produtos que a pessoa consome. No final, o consumo calculado é comparado com a média global e com as recomendações internacionais de uso de água.