7 apps que você não vai querer perder nesta semana - 22/11
Os melhores apps para Android, iPhone e iPad que testamos nesta semana
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2014 às 06h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
São Paulo -- Abrimos nossa galeria de apps da semana com o Groups, novo app do Facebook. Outro destaque é o teclado inteligente Swype. Testamos também o app oficial do aeroporto de Guarulhos e o inovador aplicativo de e-mail Hop, além dos apps Muzei, Negocie com Seu Banco e MediSafe.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Facebook lançou, nesta semana, seu app específico para acesso aos grupos da rede social. No Facebook Groups, você vê todos os grupos de que participa juntos, com as respectivas notificações. Assim, fica fácil interagir neles e sair de grupos que não interessam mais. O app também tem uma seção Descobrir, que exibe sugestões de grupos similares àqueles de que você já faz parte. O Groups funciona bem. Mas suspeitamos que, depois de lançá-lo, o Facebook pode remover o gerenciamento de grupos de seu app principal, como aconteceu com o recurso de mensagens.
0,99 dólar, em português, para Android e iPhone/iPad O Swype é um dos teclados preditivos mais conhecidos. Ele procura prever o que você vai digitar e oferece sugestões de palavras para agilizar a escrita. Além disso, ele permite que você escreva deslizando o dedo sobre as teclas, sem removê-lo da tela. Isso é prático em smartphones, onde o teclado é pequeno. O app ainda tem um corretor ortográfico. O Swype funciona em muitos idiomas, incluindo o português. Mas é preciso escolher um deles. Nesse aspecto, gostamos mais do Swiftkey, que permite trabalhar com várias línguas simultaneamente. Há uma versão gratuita do Swype para Android, mas ela só funciona por 30 dias.
Grátis, em português, para Android e iOS O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ganhou seu app oficial. Ele mostra informações de voos chegando e partindo. Também mostra o status do voo, assim como seus horários. O usuário pode marcar um voo de interesse para receber alertas de horário. O app ainda mostra um mapa dos terminais e a localização de lojas e estabelecimentos que existem por lá. A função trânsito ainda é de grande ajuda. Ela mostra quanto tempo se levaria entre o local atual (determinado por GPS) e o aeroporto. Depois, o usuário pode ver o trajeto no Google Maps ou no Waze.
Grátis, em português, para Android e iPhone Negocie Com Seu Banco é um comparador de taxas de juros. O usuário informa o tipo de financiamento que deseja, o valor e outros detalhes. O app, então, exibe as condições do banco que cobra a menor taxa entre os cadastrados nele. Assim, quem precisa de um empréstimo tem informações à mão para negociar a taxa de juros com o banco. Os dados vêm do Banco Central e, segundo os autores, são atualizados diariamente.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad Hop é um app de e-mail bastante inovador. Ele destaca as conversas ativas, deixando outros e-mails em segundo plano. Os e-mails são exibidos em balões como no WhatsApp. Ao falar com outra pessoa que também usa o Hop, ele passa a funcionar como um app de mensagens. Grupos podem se comunicar como numa sala de bate-papo virtual. A proposta é interessante, mas há algumas coisas de que não gostamos. O Hop não permite classificar mensagens em pastas ou por meio de etiquetas. E o mecanismo de busca não funcionou em nosso teste. Assim, ficou difícil localizar os e-mails no app. Além disso, o app deveria trabalhar com Gmail, Yahoo, iCloud e Aol, mas não conseguimos usá-lo com o Yahoo. Há uma versão para Android em testes.
Grátis, em inglês, para Android Quer dar um toque de arte a seu smartphone? O Muzei coloca um fundo de tela diferente a cada dia nele. As imagens são sempre pinturas famosas. A foto pode ser desfocada para não atrapalhar na visualização dos ícones. Nesse caso, basta dar dois toques na tela para torná-la nítida. No app, o usuário encontra detalhes sobre a obra, como o nome do autor e, em alguns casos, um pequeno histórico dela. O Muzei ainda pode levar a pessoa a uma página na internet com mais informações sobre o artista e a pintura.
Grátis, em português, para Android e iPhone MedSafe avisa quando chega a hora de tomar um medicamento. Para isso, é preciso indicar manualmente os horários em que cada dose deve ser tomada. Feito o cadastro, as doses são mostradas sobre uma espécie de mostrador de relógio. No iOS, o MedSafe se comunica com o app Saúde, da Apple, para obter a glicemia e o peso do usuário (que o MediSafe exibe em libras) se esses dados estiverem disponíveis. O app funciona como prometido, mas poderia ser mais simples.