6 smartphones topo de linha que chegam ao Brasil em 2013
Confira os principais lançamentos em smartphones que já tem data de estreia no país ou que devem desembarcar por aqui ao longo do ano
Gabriela Ruic
Publicado em 11 de março de 2013 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo – O ano de 2013 mal começou, mas a corrida em busca da liderança na categoria de smartphones segue com fôlego no Brasil. Enquanto algumas fabricantes como a Samsung , que bateu recordes com seu bem sucedido Galaxy S III (foto), e a Apple , responsável pelo consagrado iPhone , seguem caladas a respeito dos seus próximos lançamentos, os japoneses da Sony e os sul-coreanos da LG já se movimentam para anunciar as suas novidades. EXAME.com reuniu nesta galeria de imagens alguns dos principais smartphones topo de linha que chegam ao país ainda neste ano. Confira nas imagens.
Um dos lançamentos mais aguardados de 2013 é a geração sucessora do smartphone Galaxy S III, o aparelho mais bem sucedido da Samsung. Com anúncio previsto para acontecer na próxima semana, dia 14 de março, é bem possível que o aparelho desembarque por aqui em breve. Basta lembrar que, no ano passado, o Galaxy S III foi apresentado no início de maio e chegou ao Brasil cerca de um mês depois. Ou seja, se a estratégia da fabricante continuar no mesmo ritmo, é possível que o Galaxy S IV chegue ao país já em abril. Os rumores em torno das suas especificações técnicas dão conta de que o smartphone será um pouco maior que o Galaxy S III, com tela de 4,9 polegadas. Também é possível que o aparelho venha com processador de oito núcleos, Android 4.2, câmera de 13 MP e suporte para rede 4 G LTE.
A Sony é uma das marcas que irá trazer um novo smartphone topo de linha para integrar o seu portfólio de produtos no Brasil. De acordo com a empresa, este dispositivo será o Xperia ZQ, que deve desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre de 2013. Com tela full HD de 5 polegadas e que ocupa 75% da parte frontal do aparelho, o Xperia ZQ conta com suporte para rede 4G LTE, processador de quatro núcleos e câmera de 13 MP, equipada com uma função de captura rápida de imagens. Além disso, o smartphone virá com Android 4.1 e tem apenas 9,8 milímetros de espessura. Ainda segundo a Sony, ainda não há expectativa de preço para o dispositivo no Brasil.
Outro lançamento que desembarcará no Brasil em 2013, mais precisamente ainda em março, é o LG Optimus G. Com processador de quatro núcleos, Android 4.1 e tela de 4,7 polegadas com tecnologia que torna as cores mais nítidas e vibrantes, o smartphone assumirá a posição de topo de linha da marca no país. Ainda de acordo com a LG, o Optimus G terá suporte para rede 4G LTE compatível com os padrões brasileiros, câmera de 13 MP e tecnologia NFC. Dentre suas principais funcionalidades, a LG destaca a possibilidade de visualização simultânea de vídeos enquanto o usuário navega ou envia mensagens. Segundo a LG, o Optimus G custará 1.999 reais.
Aposta da BlackBerry (ex-Research in Motion) em sua estratégia de reencontrar a sua relevância num mercado no qual se tornou obsoleta, o BlackBerry Z10 é um dos seis lançamentos que a empresa pretende trazer para o Brasil em 2013. Equipado com o novo sistema operacional, o BlackBerry 10, tela de 4,2 polegadas, processador de dois núcleos e duas câmeras, uma frontal de 2 MP e uma traseira de 10 MP, o smartphone será compatível com a rede 4G LTE brasileira e também terá suporte para Wi-Fi, Bluetooth e tecnologia NFC. Apesar de já lançado em diversos países e apresentado no Brasil, ainda não há uma estimativa concreta de quando o Z10 desembarcará no país e muito menos o seu preço. Em entrevista recente a EXAME.com, João Stricker, diretor geral da BlackBerry no país, afirmou que o dispositivo chegará ao mercado entre março e abril deste ano e que seguirá a faixa de preço de rivais como iPhone 5 e Galaxy S III.
Resultado de uma parceria entre LG e Google, o smartphone Nexus 4 é mais um que deve desembarcar no país ainda neste ano. Em evento recente realizado em São Paulo, executivos da LG afirmaram estar em conversas com a sua parceira sobre a possibilidade de trazê-lo ao país. Contudo, em material distribuído a imprensa na mesma ocasião, indica que o aparelho consta no portfólio de lançamentos programados para o primeiro semestre, porém ainda sem previsões concretas de data ou preço. O dispositivo tem tela de 4,7 polegadas e, ao menos no mercado internacional, está disponível em duas versões: 8 e 16 GB de armazenamento interno. Com processador de quatro núcleos e câmera de 8 MP, o aparelho roda a mais atual versão do Android, 4.2 Jelly Bean.
Os inevitáveis rumores acerca da próxima geração do iPhone começaram logo depois do lançamento do último smartphone, o iPhone 5, em setembro de 2012. Entre especulações em relação ao lançamento de uma versão de baixo custo ou com tela maior, o único fato concreto é que um novo aparelho virá. Seguindo a linha de lançamentos de antecessores como iPhone 3 e o iPhone 4S, que foram sucedidos por modelos como o 3GD e o 4S, a expectativa é que o iPhone 5S seja uma versão melhorada do iPhone 5. Segundo o analista da KGI Securities, Ming-Chi Kuo, o dispositivo será mais fino que o aparelho atual, virá com processador ainda mais potente, câmera mais avançada e até sensor de impressão digital. Para o analista da Jefferies & Co., a fabricação do iPhone 5S começará em março e o lançamento poderá acontecer já em julho.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restriçõesQualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da NuviaChina constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5GLilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários