6 tablets que viram laptops revelados na IFA 2012
Uma nova geração de tablets que podem ser convertidos em notebooks estreia na feira IFA 2012 e promete se firmar como uma nova categoria no mercado
Gabriela Ruic
Publicado em 3 de setembro de 2012 às 12h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.
São Paulo – Uma nova e inusitada categoria de aparelhos móveis chamou a atenção nos corredores da IFA 2012, que começou esta sexta-feira, em Berlim: os tablets híbridos. Em meio a ultrabooks e smartphones , o público do evento foi surpreendido pela quantidade de aparelhos híbridos com Windows 8 anunciados por praticamente todas as marcas. O objetivo desta recém-criada categoria é unir a portabilidade dos tablets às funcionalidades encontradas em notebooks. Ou seja, dão ao usuário a opção de utilizar o aparelho como bem entender e segundo a sua necessidade naquele instante. A manobra é, certamente, uma estratégia das empresas de tentar variar o seu portfólio e se diferenciar em meio à já acirrada concorrência do mercado de aparelhos móveis. Reunimos nesta galeria de imagens, seis tablets que fazem parte desta nova geração de produtos híbridos, todos lançados há pouquíssimos dias na IFA 2012. Confira nas imagens.
Uma das maiores fabricantes de computadores do planeta, a americana Dell, não economizou na quantidade de anúncios em Berlim. A empresa lançou três novos produtos que agora irão integrar a linha XPS. Além do híbrido XPS Duo 12, descrito pela Dell como uma mistura de tablet com ultrabook, também apresentou um tablet de 10 polegadas e um computador all-in-one, o XPS One 27. A empresa optou por equipar o XPS Duo 12 com o novíssimo Windows 8, da Microsoft, em detrimento ao popular Android. Um dos destaques do aparelho é o fato de ter dobradiças que permitem ao usuário virar a tela para transformá-lo em ultrabook e dobrá-la para usá-lo como tablet. O XPS Duo 12 tem display de 12 polegadas Full HD. Segundo a Dell, a tela oferece até 97% de pixels a mais que os displays convencionais de alta definição. Quanto ao case, a empresa escolheu fabricá-lo a partir de materiais nobres, como fibra de carbono e alumínio, e que dão ares sofisticados ao aparelho. Já para o vidro da tela, foi usado o resistente Gorilla Glass. O preço do tablet e a data da sua chegada ao mercado ainda não foram divulgados.
O Asus Vivo Tab é mais um lançamento da IFA 2012 que chega para integrar a inovadora categoria de aparelhos híbridos, isto é, que podem ser usados tanto como tablet quanto como notebooks. A Asus também faz parte do time que escolheu equipar o seu modelo com o Windows 8. Para usar o Vivo Tab em sua versão notebook, o usuário pode acoplar o teclado ao aparelho, que ainda traz duas portas USB e uma bateria adicional que prolonga a sua utilização. Com apenas 8,7 milímetros de espessura e menos de 700 gramas de peso, o híbrido conta com duas câmeras. A frontal tem 2 MP e é ideal para vídeo conferências. Já a traseira, de 8 MP, tem foco automático e flash. O display de 11,6 polegadas não é HD, mas vem com tecnologia capaz de tornar a visualização do conteúdo em ambientes internos ou externo mais agradável. Além disso, a Asus também optou por incluir uma caneta digital para oferecer mais precisão na execução de tarefas e sensor NFC, que permite a troca de informações entre aparelhos ou até mesmo pagamento móvel.
O Envy X2 é a aposta da HP para revitalizar o portfólio dos seus produtos. O híbrido tem tela HD de 11,6 polegadas e conta com uma espécie de dobradiça magnética que auxiliar no encaixe do teclado ao tablet, tornando-o um notebook. E, quando acoplado ao acessório, o Envy X2 pesa cerca de 1,4 kg, um peso razoável para um notebook. Porém, quando usado apenas como tablet, o seu peso cai para 680 gramas, mais próximo ao iPad 2, por exemplo, que pesa 652 g. O aparelho ainda conta com sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, câmera principal de 8 MP e vem com tecnologia NFC. Segundo a HP, o aparelho estará disponível nos Estados Unidos até o final do ano, o preço, porém, não foi revelado.
Os chineses da Lenovo anunciaram esta semana em Berlim uma nova safra de tablets para a sua linha IdeaTab. Entre os destaques está o S2110, o tablet que pode facilmente assumir papel de notebook, dependendo da necessidade do seu usuário. Para isso, basta conectar o teclado como uma docking station e pronto. Com tela HD de 10,1 polegadas, o S2110 vem equipado com a versão 4.0 do Android e conta com porta Mini-HDMI, que permite a exibição de arquivos em uma televisão, por exemplo, Micro-USB e suporte para rede Wi-Fi ou 3G. Além disso, o aparelho tem duas câmeras, a principal tem foco automático e 5 MP enquanto a frontal tem 1,3 MP. Quando utilizado com o teclado, o tablet ganha duas portas USB, leitor de cartão SD e todas as funcionalidades e conveniências de um PC. O S2110 acabou de ser lançado e já está à venda na loja eletrônica da Lenovo por 399 dólares.
No desenvolvimento do Sony Vaio Duo, a Sony parece ter levado em conta praticamente todas as tarefas que, de maneira geral, os usuários precisam executar em um aparelho móvel. Como tantas outras, a empresa uniu funcionalidades de tablet e ultrabook ao Vaio Duo. Para escolher ter a mobilidade do tablet, o usuário deve apenas deslizar a tela para baixo. Já para ter experiência de computador, basta deslizá-la para cima. Mas, além disso, a empresa também optou por incluir ao aparelho uma caneta digital. Assim, quem tem gosta de desenhar ou fazer anotações no tablet também terá essa funcionalidade. O aparelho é mais um da lista a rodar Windows 8, conta com tela Full HD de 11,6 polegadas também tem porta USB, HDMI e Bluetooth. O Sony Vaio parece completo, mas tem algumas desvantagens que devem ser levadas em conta. Uma delas é em relação à câmera. Apesar de contar com duas câmeras Full HD, ambas têm resolução de apenas 2,07 MP. Ele também não é dos mais leves: 1,3 kg, o que pode atrapalhar o manuseio quando usado como tablet. De acordo com a empresa, o Sony Vaio Duo estará disponível a partir do fim de outubro. A empresa não especificou, porém, em quais países o aparelho estará à venda e nem o seu preço.
Como era de se esperar da Samsung, os sul-coreanos não ficaram de fora da turma que apresentou tablet híbridos durante esta edição da IFA, em Berlim. Não contente em apresentar um modelo, a empresa lançou dois em uma tacada só. A linha ATIV Smart PC de aparelhos híbridos com Windows 8 é formada pelo ATIV Smart PC e ATIV Smart PC Pro. Ambos contam com tela de 11,6 polegadas Full HD e contam com teclado que pode ser acoplado para que os aparelhos sejam usados como notebooks. Além disso, como feito no Galaxy Note, a empresa também incluiu uma S Pen nestes tablets. A diferença entre os modelos é que o ATIV Smart PC Pro é equipado com processador mais potente, i5. No mais, os dois oferecem porta USB, mini-HDMI e mini-SD. Quando utilizando o teclado, o usuário terá ainda mais duas portas USB. O lançamento da linha ATIV marca a entrada oficial da fabricante no mundo Windows 8. Além dos híbrido, a empresa também lançou mais um tablet e um smartphone que também rodam o sistema operacional da Microsoft.