6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 23/11
Apps para interagir com amigos, gerenciar tarefas, fazer perguntas indiscretas, cuidar dos seguros, preparar apresentações e entreter crianças
Maurício Grego
Publicado em 23 de novembro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h23.
São Paulo -- Abrimos a galeria de apps da semana com o aplicativo social Lulu, que começa a virar mania entre o público feminino (na foto). Testamos o versátil gerenciador de tarefas Any.do, o app da rede social Spring.me, o útil Agendar Seguros e o infantil Play Kids TV. Fechamos a lista com o 9SLIDES, que adiciona narração em áudio ou vídeo a apresentaçõe do PowerPoint.
Grátis, em português, para Android e iPhone Lulu é um app social para meninas onde a principal atividade é falar (bem ou mal) dos meninos. A usuária faz login com sua conta no Facebook e pode avaliar os rapazes que são seus contatos na rede social, além de ver avaliações de outros garotos. As jornalistas de EXAME.com que experimentaram o app o acharam divertido. Mas algumas reclamaram da impossibilidade de avaliar homens que não são seus amigos no Facebook.
Grátis, em português, para Android, iPhone e PCs ( Chrome ) Any.do é um app de gerenciamento de tarefas simples e prático, que pode ser usado também para criar listas de compras. Pode-se adicionar um item à lista digitando ou falando (embora o reconhecimento de voz às vezes falhe), além de especificar prazos e definir alertas. Os dados são sincronizados entre os dispositivos do usuário. A extensão para o browser Chrome permite usar o Any.do no PC.
Grátis, em português, para Android e iPhone Agendar Seguros é um app que avisa quando um seguro está para vencer e precisa ser renovado. O usuário cadastra seus seguros (do automóvel, da residência e outros) e pode verificar, na tela do smartphone, quanto tempo falta para cada um vencer. O app também tem um formulário que o usuário pode preencher para pedir uma cotação de seguro.
Grátis, em inglês, para iPad, tablets com Windows 8 e web Ver uma apresentação do tipo PowerPoint sem a presença do apresentador é muito chato. O 9SLIDES permite adicionar o apresentador à apresentação, em vídeo ou áudio. Para isso, importa-se o arquivo (no iPad isso é feito via Google Drive, Box, Dropbox ou SlideShare) e grava-se o vídeo, que será exibido ao lado dos slides. A apresentação editada fica no site do 9SLIDES. Pode ser compartilhada via e-mail ou Facebook e embutida em páginas da web. O serviço é grátis por um mês. Depois, custa desde 6 dólares mensais.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e web Quem se lembra da Formspring, a rede social do tipo “pergunte-me qualquer coisa” que foi moda há alguns anos? Ela conquistou 30 milhões de usuários, perdeu-se em episódios de cyberbullying e quase fechou. Neste ano, depois de uma reforma geral, o Formspring passou a se chamar Spring.me. O app permite fazer perguntas, ler respostas e ver a lista dos usuários mais populares. Há uma opção de filtrar questões por idioma, mas ela não funcionou em nosso teste.
Grátis (exige assinatura paga), em português, para Android e iPhone/iPad O PlayKids (chamado Play Kids TV no iOS) é uma espécie de Netflix para crianças pequenas. Dá acesso a vídeos como os da Turma da Mônica, da Galinha Pintadinha e da dupla Palavra Cantada, além de alguns joguinhos. Os vídeos podem ser salvos no tablet ou smartphone para serem vistos depois, mesmo sem acesso à internet. A interface é simples, adequada a crianças. Há até um modo bebê que trava a tela durante a exibição do vídeo. O app é grátis, mas o acesso aos vídeos custa 9,99 dólares por mês.