Exame Logo

5 produtos para lá de inteligentes anunciados pelo Google

Em evento, a empresa apresentou seu esperado smartphone, o Pixel, e outros produtos que prometem levar o Google para o futuro da internet das coisas

Novos produtos: o Google lançou hoje cinco novos dispositivos (REUTERS/REUTERS/BECK DIEFENBACH)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2016 às 10h27.

São Paulo – O Google fez grandes anúncios hoje em São Francisco, na Califórnia. A empresa apresentou seu novo smartphone , o Pixel, e uma série de produtos conectados a partir da internet das coisas e equipados com inteligência artificial.

"É claro para mim que estamos evoluindo de um mundo voltado para os dispositivos móveis para um mundo focado na inteligência artificial", disse Sundar Pichai , CEO do Google, em seu discurso de abertura.

Veja o que a empresa anuncou de mais importante:

(Reprodução/YouTube)

Pixel e Pixel XL

Rick Osterloh, chefe de hardware do Google, apresentou o Pixel como o primeiro smartphone totalmente pensado pelo Google. A empresa vai abandonar os dispositivos com a marca Nexus – que eram desenvolvidos em parceria com outras companhias, como a LG e a HTC.

Entre os destaques do aparelho estão a nova assistente pessoal do Google (sobre a qual falaremos mais para a frente) e a câmera. Um teste independente apontou a câmera do Pixel como a melhor entre os smartphones do mercado. O sensor é de 12,3 megapixels e tem como aliado um app que promete melhorar as imagens usando inteligência artificial para reconhecer a melhor imagem.

O Pixel terá dois tamanhos (5 polegadas e 5,5 polegadas) e três opções de cores (preto, prata e azul). O processador é o Snapdragon 821, a memória RAM é de 4 GB e as baterias são de 2.770 mAh (para o menor) ou 3.450 mAh (para o maior). O armazenamento interno será de 32 GB ou 128 GB. O sistema operacional será o Android Nougat.

O Pixel já está em pré-venda nos Estados Unidos por a partir de 649 dólares – o mesmo preço do iPhone 7 e do Samsung Galaxy S7. Ainda não há data para a chegada do smartphone no Brasil. Para mais informações, leia nossa matéria sobre o Pixel.

(Reprodução/YouTube)

Veja também

Assistente pessoal

Sem um nome especial, como a Siri, da Apple, a nova assistente pessoal do Google chega para substituir o Google Now. Ela funciona a partir de um comando de voz ou com um toque no botão de home do smartphone – aliás, o Pixel é o primeiro a chegar com a assistente pessoal.

O que chama a atenção na nova assistente é sua conexão com outros aplicativos. Com ela, o usuário pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou pedir um carro pelo Uber com apenas um comando de voz. A ferramenta também ficará disponível para outros aparelhos que usem a mesma conta do Google, como relógios inteligentes e tablets. Leia mais sobre a novidade nesta matéria.

(REUTERS/Beck Diefenbach)

Daydream

O Pixel também será o primeiro smartphone com suporte para a plataforma de realidade virtual do Google: a Daydream. Ela funciona com os novos óculos de realidade virtual da empresa, que são feitos a partir de um tecido que, segundo o Google, é suave e acolhedor. O dispositivo vem com um controle remoto, que pode ser guardado dentro de um bolso na parte da frente do dispositivo.

Com a plataforma, o usuário poderá assistir a vídeos em 360 graus e acessar outros aplicativos do Google, como o Fotos e o Street View. Os óculos de realidade virtual serão vendidos em novembro deste ano nos Estados Unidos. O preço sugerido é de 79 dólares.

(REUTERS/BECK DIEFENBACH)

Google Home e Google Wi-Fi

O Google quer ocupar a sua casa. A empresa anunciou a data de lançamento e o preço do Home, uma caixa de som conectada à internet que atende a comandos por voz. O produto vai ser vendido a partir de novembro por 129 dólares – um pouco menos do que seu concorrente Echo, da Amazon, que sai por 179 dólares nos EUA.

O Home é conectado com a nova assistente pessoal da empresa e faz o que se espera de uma secretária inteligente: agendar consultas, tocar músicas e até responder a algumas perguntas. O dispositivo é projetado para trabalhar com várias unidades em uma casa.

(Reprodução/Google)

Anunciado hoje, o Google Wifi é outra solução doméstica. Ele é um sistema modular de Wi-Fi . Seu principal objetivo é levar boa conexão para todos os cantos de uma casa. Ele será vendido a partir de novembro com uma unidade, por 129 dólares, ou em pacotes de três roteadores, por 299 dólares. Tanto o Home quanto o Wifi não têm data para chegar ao Brasil.

(Divulgação/Google)

Chromecast 4K

O Chromecast ganhou uma atualização que suporta formatos mais pesados. Batizado de Ultra, o novo dispositivo tem capacidade de rodar vídeo com resolução 4K, HDR e Dolby Vision. Ele tem design mais sóbrio, porém similar ao de seu antecessor. Além disso, funciona da mesma maneira: basta pluga-lo em sua TV.

O Chromecast Ultra poderá ser comprado em novembro nos Estados Unidos por 69 dólares. De acordo com a empresa, o Google Play Movies começará a disponibilizar vídeos em 4K também em novembro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaInteligência artificialSmartphonesTecnologia da informaçãoWi-Fi

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame