5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 16/2
Testamos cinco apps para consultar mapas, ver a previsão do tempo, passear em parques, divertir-se com um joguinho e fazer dobraduras de papel
Maurício Grego
Publicado em 16 de fevereiro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h44.
São Paulo — Nesta semana, voltamos a publicar nossa galeria semanal de aplicativos testados por EXAME.com. Entre os apps da semana , temos o MapsWithMe, que permite consultar mapas mesmo sem acesso à internet. Analisamos o Windfinder, que fornece a previsão do tempo em locais e horários precisos. Testamos o jogo Subway Surfers e o app educativo How to Make Origami. Fechamos a lista com um guia de parques estaduais de São Paulo. Os cinco apps têm versões para iOS e Android . Confira nas próximas páginas.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad (4,99 dólares) e Android (10,22 reais) Muitos apps de navegação – como o Mapas, do iOS, e o Google Maps – só funcionam com acesso à internet. Em viagens, seu uso pode elevar bastante a conta do celular. O MapsWithMe é uma alternativa interessante nessas situações. Ele permite baixar mapas do repositório OpenStreetMap e armazená-los no próprio smartphone ou tablet. O app mostra a localização do usuário e permite pesquisar e marcar lugares no mapa. Há também uma versão gratuita (para iOS e Android ) com menos recursos.
Em português, para iPhone ( grátis / 1,99 dólar ), Android ( grátis / 4,30 real ) e Windows Phone ( 1,99 dólar ) Winfinder é um ótimo app de meteorologia voltado principalmente para praticantes de surf, kitesurf, vela, windsurf e outros esportes aquáticos. Ele informa a previsão do tempo em intervalos de três horas em 30 mil lugares no mundo inteiro. Fornece velocidade e direção do vento, altura das ondas, temperatura e condições gerais. A intensidade do vento também pode ser vista num gráfico. A diferença entre as versões paga e gratuita é que a paga não exibe anúncios.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android Este belo aplicativo é interessante principalmente para crianças e para os pais encarregados de entretê-las. Como o nome sugere, ele ensina a fazer as tradicionais dobraduras de papel japonesas. Há desde dobraduras muito simples até uma complicadíssima aranha que pode ser construída em 78 passos. A versão para Android tem 22 lições. Já o app para iOS vem com oito, mas o usuário pode baixar dezenas de outras gratuitamente. No iOS, pagando-se 1,99 dólar, o app deixa de exibir anúncios.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android No divertido joguinho Subway Surfer, o jogador assume o papel de um grafiteiro que resolveu redecorar os trens numa ferrovia, deixando furioso o guarda ferroviário de plantão. O jogador deve fugir do guarda correndo pelos trilhos, saltando sobre os trens e desviando dos obstáculos enquanto vai recolhendo moedas. Pouco antes do Carnaval, o jogo ganhou uma atualização com cenários inspirados na cidade do Rio de Janeiro. EXAME.com testou o jogo no iPad e ele funcionou sem problemas, mas há relatos de falhas na versão para Android.
Grátis, para iPhone e Android ( smartphones e tablets ) O Parques SP traz informações básicas sobre seis parques estaduais paulistas: Caverna do Diabo, Intervales, Petar, Ilhabela, Ilha do Cardoso e Carlos Botelho. Para cada um deles, há uma lista de atrações, que podem ser vistas num mapa. O app fornece uma breve descrição de cada atração, além de fotos, vídeos e os telefones para contato com a administração. Mas não há mapas detalhados e nem informações mais aprofundadas, o que limita bastante a utilidade do aplicativo.