5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 13/10
Cinco aplicativos para obter descontos em restaurantes, desenhar, escrever textos e interagir no Google+
Maurício Grego
Publicado em 1 de novembro de 2012 às 20h51.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.
São Paulo — Quer sair para almoçar ou jantar e ganhar um desconto de 30% na conta? Essa é a proposta do Grubster, que abre esta galeria de apps da semana . Também analisamos dois aplicativos que ganharam atualizações recentemente: o Google+ e o Paper by FiftyThree, um dos melhores apps para desenho no iPad . Destacamos, ainda, o editor de textos NewPad e o Google Doodle, que exibe as edições comemorativas do logotipo do Google.
Grátis, em português, para iPhone e Android O Grubster é um serviço que divulga ofertas de restaurantes sem complicações. Em todos eles, o desconto sobre o preço do cardápio é de 30% e vale para comidas e bebidas. Só não vale para a taxa de serviço, que é cobrada sobre o valor integral da conta. O Grubster está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Para usá-lo, é preciso fazer uma reserva indicando a data, o horário, o número de pessoas e, claro, o restaurante. O Grubster cobra uma taxa de 10 reais por reserva (a primeira é grátis). Depois, basta ir ao restaurante e conferir o desconto na conta. Não é preciso imprimir nenhum cupom. A versão para iOS , que vinha apresentando falhas no sistema de reservas, foi atualizada nesta semana. Aparentemente, o problema foi corrigido.
Grátis, em inglês, para iPad Nosso aplicativo predileto para desenho e pintura no iPad, o Paper, ganhou uma atualização no início deste mês. O Paper permite criar cadernos para desenho e personalizar as capas com padrões gráficos. Depois, o usuário acrescenta páginas aos cadernos e cria ilustrações nelas. O app tem uma interface incomum, sem menus. Para abrir, fechar e mover as páginas e os cadernos, basta deslizar os dedos. Os desenhos podem, depois, ser compartilhados nas redes sociais e no Tumblr . O Paper é grátis, mas vem só com uma caneta e uma borracha virtuais. Outras ferramentas de pintura são vendidas no aplicativo. Um kit com cinco delas custa 6,99 dólares. Embora o app possa ser usado com os dedos, ele funciona muito melhor com uma caneta (ou “stylus”) apropriada para a tela do iPad.
Grátis, em inglês, para iPad Se você busca um editor de textos simples e gratuito para o iPad, o NewPad é uma opção. Ele permite formatar o texto por meio de estilos como negrito e itálico; usar diferentes padrões de títulos; e criar listas numeradas e com marcadores. Também possibilita enviar documentos por e-mail , além de imprimi-los em impressoras compatíveis com o recurso AirPrint dos dispositivos da Apple. O NewPad funciona com o iPad na posição retrato ou paisagem. E é só. Não é possível inserir imagens no texto e nem usar cores nele. E as opções de formatação são poucas.
Grátis, em inglês, para iPhone e iPad Google Doodle permite ver, juntas, todas as edições comemorativas do logotipo do Google, o Doodle . Os gráficos são mostrados como uma lista em ordem cronológica reversa. Está lá, por exemplo, o Doodle que comemorou as eleições municipais brasileiras no último dia 7. É possível ver todos os logotipos ou apenas os de um determinado país ou ano. O Google Doodle permite, ainda, que o usuário monte uma lista de favoritos. Uma limitação do aplicativo é que os logotipos animados ou interativos são exibidos como imagens estáticas. Apesar do nome, o app não é produzido pelo Google. Existe um aplicativo similar, de outro autor, para Android — o Google Doodles 2 ( grátis ).