5 apps da semana que vale a pena conhecer - 28/2
Os cinco melhores apps para Android, iPhone e iPad que testamos nesta semana
Maurício Grego
Publicado em 28 de fevereiro de 2015 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h49.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana traz o app brasileiro MatchUP Franquias; as novas edições do Inbox by Gmail e do Paper by FiftyThree; o Primer, app do Google que ensina o bê-á-bá do marketing na internet; e o Walk Up Alarm Clock, possivelmente o despertador mais chato do mundo. Confira nas fotos.
Grátis, em português, para Android e iPhone O app brasileiro MatchUP Franquias é dirigido a quem quer montar uma empresa pelo sistema de franquia e também a franqueadores. O aplicativo procura conectar esses dois públicos usando a lógica do app de relacionamento pessoal Tinder. O interessado preenche um formulário em que descreve o negócio em que está interessado. Depois, pode percorrer as fichas dos segmentos escolhidos – como automotivo, de alimentação e de ensino – e indicar as empresas que lhe interessam. Quando o franqueador também se interessa pelo perfil do potencial franqueado, ambos podem entrar em contato um com o outro.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Já falamos do Inbox aqui em nossa galeria de apps da semana. A novidade é que esse app de e-mail do Google está, agora, otimizado para uso no iPad e em tablets com Android. Nos PCs, o Inbox passa a funcionar também nos browsers Firefox e Safari. O Inbox by Gmail apresenta as mensagens divididas em categorias, em vez de exibi-las em ordem estritamente cronológica. O app também permite começar a escrever uma mensagem a um dos destinatários favoritos com apenas um toque. É uma alternativa mais moderna ao app regular do Gmail. O Inbox ainda está oficialmente em fase de testes beta e só está aberto a convidados. Mas é fácil conseguir um convite. Basta pedi-lo no endereço http://www.google.com/inbox.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Primer é um app do Google que oferece uma espécie de curso de marketing de bolso. Ele está organizado na forma de lições de 5 minutos ou menos. Além de apresentar o tema, elas propõem questionários sobre ele. Por enquanto, o Primer cobre três assuntos: marketing de conteúdo; relações públicas e mídia; e anúncios atrelados a buscas. Achamos que é uma ferramenta interessante para quem quer uma introdução ao marketing na internet. Mas é bom lembrar que o conteúdo está em inglês.
Grátis, em português, para iPad O Paper by 53 é nosso app predileto para desenhar no iPad. A novidade é que agora todas as ferramentas de desenho são grátis. Antes você só recebia um lápis e uma borracha, e precisava pagar para obter mais. Entre as ferramentas liberadas estão uma variedade de pincéis, lápis e canetas. O Paper continua sendo fácil de usar para os iniciantes ao mesmo tempo que oferece ferramentas versáteis para os usuários avançados. Ele funciona melhor se você tiver uma daquelas canetinhas que permitem desenhar na tela sensível ao toque.
Grátis, em português, para iPhone Walk Up Alarm Clock é, possivelmente, o despertador mais chato do mundo. Nele, a campainha só para de tocar quando você se levanta e anda pela casa. Assim, fica praticamente impossível dormir além da hora. O app permite ajustar quantos passos você deve dar para silenciá-lo e escolher se será possível adiar o alarme (por 10 minutos) ou não. A versão gratuita vem com apenas dois sons – um grito masculino e outro feminino. Ambos são bastante desagradáveis, o que é um forte estímulo para levantar logo e sair andando. Mas é possível comprar outros sons por 0,99 dólar cada um.