15 destaques da IFA, a maior feira de eletrônicos da Europa
A IFA, a feita de eletrônicos mais importante da Europa, começa na sexta-feira, em Berlim, trazendo novos smartphones, relógios inteligentes e outros gadgets
Maurício Grego
Publicado em 2 de setembro de 2014 às 17h32.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h04.
São Paulo -- Este deve ser o mês com mais lançamentos na indústria de tecnologia neste ano. A feira IFA , focada em produtos eletrônicos de uso pessoal e doméstico, começa na sexta-feira em Berlim, na Alemanha. Fabricantes como Samsung, Sony, Microsoft, Motorola, LG e Asus aproveitam o evento para apresentar novos smartphones, tablets, notebooks e relógios inteligentes. Veja uma prévia das novidades mais importantes que estarão na feira.
O Gear S é outra novidade da Samsung na IFA. Ele tem tela OLED curva e modem 3G. Diferentemente de outros relógios inteligentes, não vai depender do smartphone para receber mensagens via internet e fazer ligações de voz. O relógio roda o sistema operacional Tizen e conta com o serviço de mapas Nokia Here. Será apresentado na quarta-feira junto com o Galaxy Note 4.
O Gear Circle, um fone de ouvido sem fio de formato exótico, foi criado pela Samsung para acompanhar o relógio Gear S. Ele possui microfone e pode ser transformado em colar e carregado em volta do pescoço. Conecta-se, via Bluetooth, a um smartphone e ao relógio Gear S. Assim, ele pode ser usado para fazer ligações de voz.
O Xperia Z3 é o novo smartphone de topo de linha da Sony. Informações não oficiais indicam que o aparelho tem tela full HD de 5,2 polegadas. Sua câmera principal de 20 megapixels deve ser um dos principais destaques. Como o Xperia Z2 (nesta foto), o Z3 deve ser resistente à água e à poeira. A apresentação da Sony na IFA começa às 11h15 (horário de Brasília) na quarta-feira. Vamos acompanhá-la e mostrar as novidades em EXAME.com.
A Sony foi a primeira, entre as grandes fabricantes de eletrônicos, a investir em relógios inteligentes que funcionam como unidades remotas para o smartphone. O Sony Ericsson LiveView, de 2010, já funcionava dessa maneira. Na IFA, a Sony apresenta o Smartwatch 3, a edição mais recente desse dispositivo (na foto, o Smartwatch 2). Alguns relatos dizem que a empresa vai lançar também uma nova pulseira para monitorar exercícios físicos.
Na quinta-feira, a Motorola realiza um evento para a imprensa em Berlim e outro paralelo em São Paulo, onde EXAME.com estará presente. Deve anunciar o sucessor do Moto X, seu bem sucedido smartphone de topo de linha. Terá tela full HD de 5,2 polegadas. Como seu antecessor, o Moto X+1 deve se destacar pela ótima relação custo/benefício. Há rumores dizendo que vai custar 1.499 reais no Brasil.
O Moto G, smartphone intermediário da Motorola, também vai ganhar nova edição na quinta-feira. O aparelho é muito popular no Brasil por causa da combinação de boas características com preço atraente. Segundo os rumores, vai custar 999 reais.
O relógio inteligente Moto 360 já foi apresentado pela Motorola, mas ainda não está à venda. Com mostrador redondo e sistema Android Wear, ele é mais elegante que os rivais de formato retangular. Na quinta-feira, a empresa deve anunciar a chegada Moto 360 às lojas e divulgar mais detalhes sobre ele.
A LG vai apresentar, na IFA, seu primeiro relógio inteligente com tela redonda, o elegante G Watch R. Com o sistema Android Wear, do Google, ele deve ter funções similares às do G Watch de tela quadrada. O relógio exibe notificações e mensagens recebidas por meio de um smartphone conectado a ele via Bluetooth. Também aceita comandos de voz. O G Watch R ainda é resistente à água.
Além do Lumia 830, a Microsoft deve apresentar o Lumia 730, seu smartphone para selfies. Pelo que sabemos, esse modelo intermediário terá tela de 4,7 polegadas. Seu destaque será a câmera frontal de 5 megapixels, voltada para autorretratos. O próprio convite para o evento da Microsoft na IFA já dá uma dica disso: ele inclui um selfie de três pessoas sorridentes.
Além do Lumia 730, a Microsoft deve apresentar o Lumia 830, um smartphone entre intermediário e avançado, com tela de 4,5 ou 4,7 polegadas (similar ao Lumia 820 desta foto). Alguns relatos indicam que será o aparelho mais fino da Nokia até hoje. Sua principal atração deve ser a câmera PureView de 10 megapixels. Esse smartphone já tem aprovação da Anatel para venda no Brasil.
Além de ter comprado a Motorola do Google, a Lenovo tem sua própria linha de smartphones e cresce velozmente nesse mercado. Na IFA, a empresa vai apresentar o Vibe X2, smartphone avançado de 5 polegadas. O convite para o lançamento traz o desenho de um pirulito. Pode ser uma referência ao Android L, nova edição do sistema do Google que alguns chamam de Lollipop, pirulito em inglês.
A Asus é mais uma empresa entrando no segmento de relógios inteligentes. Seu Zen Watch, que será destaque na IFA, vai rodar o Android Wear, o sistema operacional do Google para dispositivos vestíveis. O preço inferior ao dos concorrentes (espera-se que fique abaixo de 200 dólares no mercado internacional) deve ser um dos seus atrativos.
Na IFA, a Huawei deve apresentar um novo smartphone de topo de linha. Rumores dizem que o aparelho pode se chamar Ascend D3. Deverá ter acabamento metálico e hardware poderoso. Segundo alguns relatos, ele terá, também, uma enorme tela de 6 polegadas com resolução superior à full HD (na foto, o Ascend P7).
A Apple não participa da IFA. Mas agendou um evento de lançamento de produtos para a terça-feira, dia 9. Vai ser em Cupertino, na Califórnia, onde fica a sede da empresa. As principais novidades devem ser o iPhone 6, com tela de 4,7 polegadas, o iPhone 6L, de 5,5 polegadas e, possivelmente, o relógio inteligente iWatch. O evento, que acontece no inicio da tarde (no horário brasileiro), terá cobertura ao vivo de EXAME.com.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialGoogle estaria usando a IA Claude para melhorar o Gemini, diz site