10 smartphones e tablets que estreiam no Mobile World Congress
O Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, na Espanha, é uma vitrine de novidades em tablets e celulares. Conheça dez dos novos aparelhos apresentados lá.
Maurício Grego
Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 08h23.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
O primeiro tablet da LG fez sua aparição inicial na feira CES, em janeiro, com o nome G-Slate, com que será vendido nos Estados Unidos. Agora, ele reaparece no Mobile World Congress com seu nome global, Optimus Pad. O tablet tem um par de câmeras estereoscópicas para filmagem e fotografia em 3D. Para visualizar as imagens, porém, é necessário usar óculos especiais. Outra opção é enviá-las a um televisor por meio de um cabo HDMI. O Optimus Pad é compatível com redes celulares 4G HSDPA+, padrão ainda não disponível no Brasil. A tela mede 8,9 polegadas, medida que a LG chama de "ideal". É maior que o Galaxy Tab original, da Samsung, e menor que o iPad e o recém-anunciado Galaxy Tab 10.1. O sistema operacional é o Android 3.0 Honeycomb.
A nova versão 10.1 do Galaxy Tab tem tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, como sugere o nome. A resolução de 1 280 x 800 pixels é suficiente para a exibição de filmes com alta qualidade. Isso responde à principal reclamação feita sobre o modelo anterior – a de que a tela de 7 polegadas era pequena demais. O Galaxy Tab 10.1 traz uma câmera traseira de 8 megapixels capaz de gravar vídeo em resolução full HD (1080p). Na frente, há uma segunda câmera para videoconferência. O sistema operacional é o Android 3.0, conhecido como Honeycomb. O tablet usa a interface gráfica regular do sistema, em vez da TouchWiz, desenvolvida pela Samsung. Uma vantagem disso é que as atualizações do Android deverão chegar rapidamente ao aparelho. O Galaxy Tab 10.1 começa a ser vendido na Europa e na Ásia durante o Outono brasileiro. A Samsung não divulgou preços e nem datas de lançamento para outras regiões.
Depois que Samsung, LG e Motorola anunciaram seus concorrentes contra o iPad, a entrada da HTC nesse mercado era mais que esperada. No entanto, o Flyer, tablet anunciado em Barcelona pela empresa de Taiwan, parece estar chegando atrasado. Sua tela de 7 polegadas lembra o Galaxy Tab original, da Samsung. O sistema operacional é o Android 2.4, destoando dos tablets que trazem a versão 3.0, mais recente e mais adequada para esse tipo de aparelho. Ainda assim, o Flyer tem bons atrativos para quem prefere um modelo compacto. Ele traz uma câmera de 5 megapixels para fotos e filmagem, além de uma segunda câmera, de 1,3 megapixel, para videochamadas. Uma característica peculiar o Flyer é permitir o uso de uma caneta para anotações e desenhos, algo que não é possível em outros tablets, como o iPad. Ele também terá acesso à nova loja de filmes para download da HTC, a HTC Watch, e à loja de jogos OnLive.
A primeira vista, Xperia Play, conhecido como "PlayStation Phone", parece um smartphone normal com sistema Android. Tem tela de 4 polegadas e os botões frontais habituais nesses aparelhos (Voltar, Menu, Início e Busca). No entanto, basta deslizar a parte traseira para que apareça um conjunto de controles para jogos. São parecidos com os do controlador DualShock, do console PlayStation, da Sony. No lugar dos joysticks, porém, há duas áreas redondas sensíveis ao toque. A Sony pretende vender jogos para ele na sua loja online de aplicativos. O smartphone traz, ainda, uma câmera de 5,1 megapixels com foco automático, flash, estabilizador de imagem e função de filmagem.
Rumores de que a HTC estaria desenvolvendo um "Facebook Phone" têm circulado há algum tempo. Agora, eles viraram realidade. São dois modelos com recursos parecidos e baseados no sistema Android 2.4. O HTC Salsa tem sua interface com o usuário totalmente baseada na tela sensível ao toque de 3,4 polegadas. Já o ChaCha traz, também, um teclado físico. Por causa dele, sobra menos espaço para a tela, que mede apenas 2,6 polegadas. Os dois aparelhos possuem, na parte de baixo, um botão Facebook. Pressionando-o, o usuário tem acesso aos principais recursos da rede social. Pode publicar fotos, compartilhar links ou atualizar seu status, por exemplo. Ambos trazem, também, duas câmeras (algo que está se tornando padrão nos smartphones). A principal tem resolução de 5 megapixels. Os dois aparelhos devem começar a ser vendidos no Ásia e na Europa no segundo trimestre.
Sucessor do bem sucedido Galaxy S, o Galaxy S II tem processador mais poderoso, com dois núcleos. Isso deve torná-lo mais veloz ao rodar vários aplicativos ao mesmo tempo. Com tela de 4,3 polegadas, o aparelho tem apenas 8,4 milímetros de espessura. É 1 milímetro mais fino que o iPhone 4. O sistema operacional é o Android 2.3 Gingerbread. Sobre ele, fica a interface gráfica TouchWiz 4.0, da Samsung. Ela inclui várias telas – os hubs – para acesso a conteúdos como músicas, livros e jogos. O hub Readers, por exemplo, oferece 2,2 milhões de livros, 2 mil jornais em 49 idiomas e 2 300 revistas em 22 línguas. A câmera de 8 megapixels filma em resolução full HD. Uma segunda câmera, frontal, é usada para videoconferência. Por meio de uma conexão sem fio DLNA, é possível transmitir vídeos, fotos e música para um televisor ou outro aparelho compatível.
O principal destaque desse smartphone da LG é a tela de 4,3 polegadas capaz de exibir imagens em 3D. E o mais notável é que não é necessário usar óculos especiais para visualizá-las. A interface gráfica também emprega efeitos em 3D. Assim, os ícones parecem estar flutuando sobre a tela. O efeito também é explorado em jogos que rodam no Optimus 3D. Um par de câmeras de 5 megapixels na traseira permite filmar em 3D. Fora isso, o aparelho, que roda o sistema Android, tem os recursos habituais nos smartphones atuais. Deve começar a ser vendido na Europa no segundo trimestre.
A Sony Ericsson apresentou, no Mobile World Congress, dois smartphones com recursos parecidos – Xperia Neo e Xperia Pro. Esses dois smartphones se diferenciam pelo fato de o Xperia Pro ter um teclado físico deslizante, enquanto o Xperia Neo (foto ao lado) possui apenas teclado virtual. Ambos têm tela de 3,7 polegadas e rodam o sistema Android na versão Gingerbread. Ambos possuem um conector HDMI para envio de vídeos e fotos a um televisor. Como o nome sugere, o Xperia Pro é voltado prioritariamente para o uso profissional. Entre suas funções estão sincronia de e-mail, calendário e contatos, além de visualização e edição de documentos. O Xperia Neo deve começar a ser vendido em alguns países já neste primeiro trimestre. Já o Xperia Pro vai estar disponível no segundo trimestre. A Sony Ericsson não forneceu detalhes sobre a chegada desses smartphones ao Brasil.
A ViewSonic diz que o ViewPad 4 é um tablet. Mas pouca gente discorda de que ele é, na verdade, um smartphone. Sua tela de 4,1 polegadas é 0,6 polegada maior que a do iPhone, por exemplo. O ViewPad 4 roda o sistema Android 2.2 e oferece os recursos habituais nesses aparelhos. Tem GPS e uma câmera de 5 megapixels capaz de filmar em resolução HD (720p). Uma segunda câmera é usada nas videochamadas. Também estão disponíveis os habituais ícones para acesso a sites como Facebook e YouTube, além do Android Market. Resta saber quem vai querer um smartphone grande demais para caber no bolso e que não oferece a tala ampla de um tablet para navegação na web e visualização de conteúdo.