10 novidades do iPhone 5s, o smartphone Apple mais poderoso
O iPhone 5s traz sensor biométrico, nova câmera e chip que detecta movimento. Ele e o iPhone 5c são os primeiros dispositivos Apple compatíveis com 4G no Brasil
Maurício Grego
Publicado em 10 de setembro de 2013 às 19h19.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
São Paulo -- O iPhone 5s , apresentado nesta tarde pela Apple, traz sensor biométrico, nova câmera e chip que detecta movimento. Ele e o iPhone 5c são os primeiros dispositivos da Apple compatíveis com as redes celulares 4G LTE brasileiras. Nos Estados Unidos, o iPhone 5S começa a ser entregue no dia 20 de setembro. Desbloqueado, custa desde 649 dólares. Confira as novidades do smartphone mais poderoso da Apple.
Se não surgir nenhuma surpresa até o lançamento no Brasil, o iPhone 5s e o iPhone 5c serão os primeiros dispositivos da Apple compatíveis com as redes celulares 4G LTE brasileiras. Diferentemente do iPhone 5, os dois suportam a chamada banda 7 do padrão LTE, usada pelas principais operadoras brasileiras (Vivo, Claro, Oi e TIM).
Uma das principais novidades do iPhone 5s é o sensor de impressões digitais Touch ID embutido no botão Home. Basta apoiar o dedo no botão para destravar o smartphone. O usuário também pode usar impressões digitais para se identificar na loja iTunes. As impressões digitais são criptografadas e ficam armazenadas no próprio smartphone.
A câmera iSight do iPhone 5s traz sensor 15% maior que a do iPhone 5, o que deve contribuir para melhorar a qualidade das fotos. Ela também tem um novo conjunto óptico com maior abertura (f/2,2), o que deve ajudar nas fotos de cenas escuras e de movimento rápido. O app Câmera do iOS ganhou novas opções como foto quadrada e panorâmica, além de um conjunto de filtros no estilo do Instagram.
Graças ao processador poderoso instalado no iPhone 5s, ele é capaz de produzir vídeos Full HD na elevada taxa de 120 quadros por segundo. A utilidade prática disso é fazer filmagens que, depois, poderão ser exibidas em câmera lenta. Outra novidade é um estabilizador automático de imagem que deve reduzir os tremores nas fotos.
O flash fotográfico True Tone do iPhone 5s tem dois LEDs em vez de um. Um dos LEDs tem cor branca tendendo para um tom azulado. O outro é âmbar. Dosando a potência dos dois LEDs, os apps de fotografia poderão casar o tom da luz do flash com o da iluminação ambiente. Isso deve resultar em fotos com flash com aparência mais natural.
O novo app de câmera do iOS 7 ajusta automaticamente parâmetros como balanço de branco e luminosidade assim que é iniciado, em vez de esperar que o usuário toque no botão disparador. Assim, o atraso entre o toque no botão e a captação da imagem fica menor. Além disso, a Apple diz que a nova câmera ajusta o foco em metade do tempo da anterior. E há, ainda, um modo de disparo contínuo.
O iPhone 5s traz um novo processador, o A7. Ele atinge o dobro da velocidade do A6 usado no iPhone 5 e é o primeiro processador de 64 bits num dispositivo móvel da Apple. É um processador de dois núcleos, complementado por um coprocessador gráfico também com dois núcleos. A Apple diz que adaptou o sistema operacional iOS e os aplicativos incluídos nele para trabalhar em 64 bits.
O iPhone 5s traz um coprocessador, o Apple M7, específico para computar sinais recebidos dos sensores de movimento e posição (bússola, acelerômetro e giroscópio) de forma contínua. A Apple diz que seu uso vai viabilizar novos aplicativos voltados para atividades esportivas. Um dos primeiros é o Nike+ Move, que será lançado neste ano.
O sistema iOS 7, que virá instalado no iPhone 5s, traz uma série de novidades aos dispositivos da Apple. Há uma nova central de notificação, um painel de controle de acesso rápido, melhoras no processamento multitarefas, o recurso AirDrop para transferência de arquivos e melhoramentos nos apps do sistema. O visual também muda com novos gráficos e fontes de caracteres.
Os dispositivos da Apple passam a vir com os aplicativos da série iWork, da Apple -- Pages, Keynote e Numbers -- e também com os apps iPhoto e iMovie. Bastará tocar num ícone para instalá-los gratuitamente. Juntos, os cinco apps custam 50 dólares na App Store. Quem já tem um iPhone ou iPad vai continuar tendo de pagar se quiser instalá-los.