-
zoom_out_map
1/11 (Mario Tama/Getty Images)
Querendo ou não, os smartphones e tablets se tornaram a casa de uma enormidade de games divertidos e, por vezes, muito viciantes. Confira na galeria a seguir uma lista com 10 deles, selecionados pela redação do Downloads INFO. E, se sentiu falta de algum game que não pode faltar na sua biblioteca, conte ali nos comentários!
-
2. Bad Piggies
zoom_out_map
2/11 (Reprodução)
Além dos pássaros, o game Angry Birds apresentou a nós os malvados, porém simpáticos, porcos verdes. E são eles que você controla em Bad Piggies. No game, seu objetivo é bolar estratégias e construir veículos para levar os suínos ao fim de cada fase. Lá, haverá sempre um pedaço do mapa que os levará ao ninhos dos Angry Birds. Com 90 fases e uma ótima variedade de bugigangas para montar carros e até veículos voadores, Bad Piggies é uma boa investida da Rovio. O game não é tão intuitivo e imediato quanto Angry Birds, mas ainda assim vale o download.
-
3. Time Surfer
zoom_out_map
3/11 (Reprodução)
Time Surfer, para iOS, é um game de aventura com tela infinita, em que o desafio é chegar o mais longe possível. O viciante jogo, dos mesmos desenvolvedores de Bean's Quest, coloca o jogador no controle de "surfista" espacial, que deve fugir enquanto pode de uma força misteriosa tratada como o "fim dos tempos". Os controles são simples (ao tocar na tela, o personagem abaixa e ganha velocidade nas descidas), assim como o visual do personagem (remetendo aos games da geração 8-bits) e o objetivo: quanto mais longe chegar, maior a pontuação. Para prolongar a viagem, o jogador pode controlar a inclinação do personagem e mesmo encontrar diversos itens que e pets que garantem um "boost" na velocidade. O game ainda conta com um sistema de "viagem no tempo", sendo possível voltar alguns metros caso algo dê errado. No entanto, conforme a corrida avança, é quase inevitável que o fôlego do personagem acabe e a onda de calor e destruição o alcance.
-
4. Clash of Clans
zoom_out_map
4/11 (Reprodução)
Clash of Clans é um jogo de estratégia e combate para iOS, desenvolvido pelo estúdio finlandês Supercell. No game, você deve construir sua vila, treinar tropas e adquirir itens e experiência em diversos combates. O grande atrativo de Clash of Clans é sua comunidade. O jogo possui muitos jogadores de todo o mundo no modo online. Tanto combatê-los quanto formar alianças é uma experiência formidável que estimula o jogo por horas a fio. A Supercell acertou em cheio ao distribuir Clash of Clans de forma gratuita, pois é frequentemente tentador querer comprar itens ou opções que poupem tempo - e não é à toa que a empresa faz atualmente 1 milhão de dólares por dia apenas em itens de seus jogos.
-
5. Jetpack Joyride
zoom_out_map
5/11 (Reprodução)
Jetpack Joyride é um divertido game para iPhone e iPad desenvolvido pelos mesmos criadores do famoso e viciante Fruit Ninja. Nele você invade um laboratório secreto e comanda jetpacks experimentais enquanto afugenta cientistas e desvia de obstáculos. O jogador começa com o jetpack Machine Gun, mas, ao longo do jogo, conforme as moedas são colecionadas e as missões são completadas, novos equipamentos ficam disponíveis. O game é contínuo e não há como retornar nas telas. Além disso, caso o personagem morra, será preciso começar tudo do zero, mantendo apenas as moedas conquistadas. A jogabilidade, contudo, é bem simples: com apenas cliques com o dedo na tela o personagem começa a voar, e quanto mais toques, mais alto ele voa. Ao longo da tela, obstáculos, moedas e itens especiais vão aparecendo, e é preciso desviar ou pegar cada um deles para passar de nível.
-
6. Plants vs. Zombies
zoom_out_map
6/11 (Reprodução)
O já clássico tower defense Plants vs. Zombies trouxe diversos aspectos que foram aproveitados depois por uma série de games mobile. A premissa, por exemplo, como em vários jogos do tipo, é simples, mas surreal: o morador de uma casa corre perigo, pois está sendo atacado por zumbis. Para se proteger, usa um arsenal de... plantas! No começo, Plants vs. Zombies é bem simples. Basta coletar raios solares, que caem da tela ou são gerados por girassóis, para obter "créditos" para novas plantas. No entanto, a cada fase surgem mais opções de "armas", complicando a estratégia. Também aparecem mais zumbis e há até fases noturnas, que exigem cogumelos para gerar "raios solares". Nas fases mais avançadas, o problema do jogador consiste em escolher uns poucos entre 49 tipos de plantas.
-
7. Super Hexagon
zoom_out_map
7/11 (Reprodução)
No visualmente simples Super Hexagon, o jogador controla um triângulo que flutua num campo hexagonal e deve sempre desviar das linhas acesas que vêm na direção dele. Os controles tem resposta um pouco estabanada, sendo necessário uns bons minutos para dominá-los. As velocidades dos modos hard, harder e hardest também fazem jus a cada uma das classificações. Durar 30 segundos no hard ou 5 segundos no hardest são tarefas hercúleas. Junto a esse desafio instigante, dois outros elementos colaboram para manter o jogador grudado na telinha (e diversos integrantes do INFOlab foram prova do quanto esse game é eficiente nisso). A primeira é a fluência entre uma partida e a outra. Provavelmente por prever a falha iminente dos jogadores, o desenvolvedor do game, Terry Cavanagh, providenciou um reinício de jogo muito ágil. Se a pessoa quiser, mal perceberá que falhou e já estará controlando o triângulo de novo – e sem um "game over" demorado que atrapalhe isso.
-
8. Fruit Ninja
zoom_out_map
8/11
Fruit Ninja é um dos games mais viciantes para smartphones e tablets. O objetivo é marcar o maior número de pontos usando o dedo para cortar as frutas que vão saltando na tela, como se se estivesse usando uma espada samurai. O game pode parecer bobo (na verdade, ele é mesmo), mas cortar melancias e maçãs é mais divertido do que aparenta ser. Há três modos: Classic, Zen e Arcade. No primeiro, é necessário passar por diversas fases, cortando as frutas e desviando das eventuais bombas; no segundo, o desafio é cortar o máximo de frutas em noventa segundos; e, no Arcade, alguns elementos como powerups e bônus são adicionados
-
9. Angry Birds Star Wars
zoom_out_map
9/11 (Reprodução)
Na versão mais recente do popular Angry Birds, os pássaros raivosos se "fantasiam" com roupas dos personagens da lendária saga do diretor George Lucas. Um dos principais diferenciais do game para os outros Angry Birds são as habilidades que foram acrescentadas aos pássaros, como poder usar sabres de luz, disparos de laser e até a própria Força, famosa energia utilizada na saga de ficção científica. Outro aspecto interessante do jogo é conjugar a mecânica tradicional de Angry Birds com a de Angry Birds Space, na qual você deve levar campos gravitacionais em consideração em diferentes situações.
-
10. Rayman Jungle Run
zoom_out_map
10/11 (Reprodução)
Rayman Jungle Run traz para os aparelhos móveis os gráficos brilhantes que fizeram a fama dos mais recentes games da série do herói sem membros. Assim, bem traduzido para mobile, o jogo traz 4 modos diferentes. Em todos, o controle de Rayman fica limitado a poucos comandos, como pular, voar ou golpear adversários. Isso ajuda as fases a sempre fluírem bem, o que as torna até fáceis. Mas isso não significa que você vai enjoar logo de Jungle Run. Muito pelo contrário, aliás.
-
11. Temple Run 2
zoom_out_map
11/11 (Reprodução)
Neste game de ação, seu objetivo é levar o personagem o mais longe possível na fase enquanto foge de um monstro. O jogo, no qual você controla um aventureiro em fuga, é sequência de um sucesso do iOS e do Android e, assim como o antecessor, requer comandos simples para fazer o personagem desviar dos obstáculos. Para pular, virar ou abaixar, basta deslizar o dedo pela tela na direção certa. É também possível mover o aventureiro para os lados inclinando o aparelho. Os comandos e o personagem são os mesmos, mas Temple Run 2 apresenta uma boa evolução em termos gráficos se comparado ao antecessor. O cenário, agora diferente, traz mais detalhes, assim como o modelo do personagem, que está menos quadrado e agora carrega alguns itens no cinto.