10 apps para fazer apresentações no smartphone e no tablet
Não é preciso um laptop para fazer uma apresentação de negócios, uma aula ou uma palestra. Confira dez opções para dar seu recado com um smartphone ou tablet
Maurício Grego
Publicado em 26 de novembro de 2013 às 08h14.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h23.
São Paulo -- É cada vez menos necessário carregar um laptop para fazer uma apresentação de negócios, dar uma aula ou falar em algum evento. Nas últimas semanas, surgiram novas opções para criar e exibir apresentações usando um tablet ou smartphone, como a edição na web do Haiku Deck e a versão em português do Prezi. Confira dez apps para fazer e exibir ótimas apresentações no Android, no iPhone e no iPad.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Quickoffice, pacote de aplicativos de escritório do Google, permite editar textos, planilhas e apresentações nos formatos do Microsoft Office. Para usá-lo, é preciso identificar-se com uma conta do Google. O Quickoffice oferece apenas recursos muito básicos de edição, mas funciona perfeitamente para exibir uma apresentação criada no PC e para fazer pequenas alterações de última hora nela.
Grátis, em português, para iPad e web O Prezi é um editor de apresentações muito diferente do tradicional PowerPoint. Em vez de gerar uma sucessão de slides, ele cria uma imagem inicial que já contém miniaturas das demais. Na hora de apresentar, navega-se pela imagem usando efeitos de zoom e deslocamento. A conta gratuita permite criar apresentações públicas que ficam visíveis na web. Por 59 dólares anuais, obtêm-se mais espaço na nuvem e a opção de manter as produções privadas. Além do app para iPad, há um visualizador para iPhone.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e web (em testes) O Haiku Deck é uma espécie de Instagram das apresentações. A ideia, nele, é montar slides de forma simples e rápida, usando temas para definir o visual. O Haiku permite criar gráficos estatísticos e inclui um prático recurso de busca de fotos na web. O app vem com seis temas gratuitos. Outros podem ser comprados por 1,99 dólar cada. Um detalhe negativo é que, em alguns temas, caracteres acentuados ficam distorcidos. A versão para a web ainda está em testes e tem, por enquanto, acesso restrito.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e web (Chrome e Safari) O CloudOn permite usar o PowerPoint, da Microsoft, no iPad e nos dispositivos com Android. Esse serviço permite abrir e editar textos, planilhas e apresentações do Microsoft Office usando aplicativos na nuvem. O app trabalha integrado a serviços como Dropbox, Google Drive e SkyDrive, onde os documentos ficam armazenados. Há duas limitações decorrentes da maneira como o CloudOn trabalha. Primeiro, nada funciona sem acesso à internet. Segundo, como todas as operações são executadas à distância, ele é um tanto lento.
Em português, para iPhone/iPad (9,99 dólares) O Keynote, da Apple, é um dos apps de apresentações para iOS mais completos e bem elaborados. Ele segue a estrutura linear do PowerPoint, mas tem uma interface gráfica adequada à tela sensível ao toque. O Keynote possibilita criar gráficos e sincroniza o conteúdo entre vários dispositivos via iCloud. Ele permite tanto abrir como gravar apresentações no formato do PowerPoint. Quem compra um novo iPhone ou iPad pode tê-lo sem custo adicional.
Grátis, em inglês, para iPad, tablets com Windows 8 e web Ver uma apresentação do tipo PowerPoint sem a presença do apresentador é muito chato. O 9SLIDES permite adicionar o apresentador à apresentação, em forma de vídeo ou áudio. Para isso, importa-se o arquivo (no iPad isso é feito via Google Drive, Box, Dropbox ou SlideShare) e grava-se o vídeo, que será exibido ao lado dos slides. A apresentação editada fica no site do 9SLIDES. Pode ser compartilhada via e-mail ou Facebook e embutida em páginas da web. O serviço é grátis por um mês. Depois, custa desde 6 dólares mensais.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad O SlideShark é um prático app para exibir, no iPad ou no iPhone, apresentações criadas no PowerPoint e em outros aplicativos compatíveis. Os arquivos são armazenados na nuvem. Cada usuário tem direito a 50 megabytes de espaço gratuito para suas apresentações. Pagando-se uma taxa anual (desde 49 dólares), pode-se aumentar o espaço e liberar a transmissão de apresentações via web.
Grátis, em inglês, na web O site de compartilhamento de apresentações Slideshare tem uma versão móvel que funciona em tablets e smartphones. Você pode armazenar, nele, uma apresentação do PowerPoint criada num PC. Na hora de apresentá-la, basta abrir o site (www.slideshare.net/mobile) no browser do tablet para exibi-la.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUAChina inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa