Os campeões do PIX até agora - e por que isso importa
Cadastro das chaves é importante para que instituição saia na frente quando o sistema de pagamentos for lançado
Cadastro oficial das chaves começou no dia 5 de outubro (Victor Prilepa/Exame/Getty Images)
Marília Almeida
Publicado em 15 de outubro de 2020 às 10h53.
Última atualização em 20 de outubro de 2020 às 14h39.
O Nubank é a instituição financeira que mais registrou chaves no sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Pix, segundo relatório do BC divulgado na noite desta quarta-feira, 14.
O documento aponta que desde o início do cadastro, no dia 5 de outubro, já foram inscritas 33,7 milhões de chaves. As fintechs e bancos digitais lideram o ranking. O Nubank está em primeiro lugar, com 8,08 milhões. Em seguida, aparecem Mercado Pago (4,73 milhões de chaves), PagSeguro (4,31 milhões), Bradesco (3,71 milhões) e Caixa (2,49 milhões).
Ranking PIX (Nubank)
O Nubank concentra 23,9% do total de cadastros de chaves e tem 70% mais chaves do que a segunda instituição com mais registros.
As chaves do Pix identificam uma conta no pagamento instantâneo. Ao registrar a informação como chave, somente será necessário passar esse dado na hora de receber um pagamento. Por exemplo, quem registra o e-mail como chave não precisa passar o número da conta e CPF ao receber uma transferência. Basta passar o e-mail para quem vai fazer o pagamento.
Hoje tem direito ao abono quem ganha até dois salários mínimos, num total de 25,8 milhões de trabalhadores, mas no futuro limite será de 1,5 salário mínimo