Só na Netflix: os 10 filmes da plataforma que já ganharam o Oscar
Desde 2017, o streaming tem recebido indicações e estatuetas da Academia para suas produções exclusivas
Repórter de POP
Publicado em 24 de junho de 2024 às 07h02.
Desde que consolidou na indústria cinematográfica, a Netflix tem lançado uma série de filmes e séries originais. O sucesso dentro da plataforma, ao longo dos anos, foi tomando força e expandindo horizontes até finalmente chegar às grandes premiações, como Oscar.
O primeiro filme da plataforma que chamou a atenção da Academia foi " Roma" (2018), produzido pelomexicano Alfonso Cuarón, autor de "Gravidade" (2013). Embora tenha sido indicado para a principal categoria da premiação, o longa perdeu para " Green Book - Guia ". Mas abriu espaço para que o streaming começasse sua coleção de estatuetas: naquele mesmo ano, "Ícaro" levou o prêmio na categoria de melhor documentário de curta-metragem.
Abaixo, a EXAME POP separou os 10 melhores filmes originais da Netflix que já levaram alguma estatueta do Oscar ao longo dos anos. Confira:
As 20 melhores séries originais da Netflix
Filmes originais Netflix que levaram o Oscar
Nada de Novo no Front (2022)
Sinopse: Convocado para a linha de frente da Primeira Guerra Mundial, o adolescente Paul encara a dura realidade da vida nas trincheiras.
Oscars: 4 (melhor filme internacional, melhor direção de arte, melhor trilha sonora e melhor fotografia)
Pinocchio por Guillermo del Toro (2022)
Sinopse: O desejo de um pai solitário dá vida magicamente a um boneco de madeira, seu nome é Pinóquio. Confuso por ser tão diferente das outras crianças, Pinóquio foge de casa para encontrar seu lugar no mundo e se depara com perigo e aventura.
Oscars: 1 (melhor filme de animação)
A Incrível História de Henry Sugar (2023)
Sinopse: Wes Anderson dirige esta adaptação do conto de Roald Dahl sobre um homem rico determinado a dominar uma técnica extraordinária para trapacear em jogos.
Oscars: 1 (melhor curta-metragem em live-action)
Ataque dos Cães (2021)
Sinopse: Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.
Oscars: 1 (melhor direção)
A História de um Casamento (2019)
Sinopse: Um olhar sensível sobre um casamento que termina e uma família que permanece unida, estrelado por Scarlett Johansson e Adam Driver.
Oscars: 1 (melhor atriz coadjuvante: Laura Dern)
Dois Estranhos (2020)
Sinopse: Um homem faz diversas tentativas de voltar para casa, mas se vê forçado a reviver um confronto mortal com um policial.
Oscars: 1 (melhor curta-metragem em live-action)
A Voz Suprema do Blues (2020)
Sinopse: Na Chicago de 1927, o clima fica tenso quando a pioneira Mãe do Blues se reúne com sua banda em um estúdio de gravação.
Oscars: 2 (melhor figurino e melhor maquiagem e penteado)
Como Cuidar de um Bebê Elefante (2022)
Sinopse: Um casal do sul da Índia se dedica a cuidar de um bebê elefante órfão. Juntos, eles formam uma família como nenhuma outra e se ajudam em suas crises e desafios.
Oscars: 1 (melhor documentário de curta-metragem)
Professor Polvo (2020)
Sinopse: Em uma floresta subaquática na África do Sul, um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo e descobre mais sobre os mistérios do mundo submarino.
Oscars: 1 (melhor documentário de curta-metragem)
Ícaro (2017)
Sinopse: Um ciclista norte-americano mergulha em um gigantesco escândalo de doping envolvendo um cientista russo caçado por Putin.
Oscars: 1 (melhor documentário de curta-metragem)