Quem é Amina Muaddi, designer de sapatos envolvida em polêmica com Rihanna
Designer de sapatos tem saltos geométricos como marca registrada e conquistou famosas como Dua Lipa e Kendall Jenner
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2022 às 18h46.
Última atualização em 14 de abril de 2022 às 20h07.
A socialite e designer de sapatos Amina Muaddi está no centro de uma polêmica envolvendo o relacionamento da cantora Rihanna com o cantor ASAP Rocky, que já ganhou as redes sociais. À parte dos rumores sobre o que de fato aconteceu, Amina construiu uma carreira sólida no mundo da moda.
A designer de moda nasceu na Romênia, com seu pai vindo da Jordânia e sua mãe, romena. Com a separação dos pais, a maior parte da infância de Amina foi passada na terra natal de sua mãe. Em entrevista à Vogue em 2020, ela cita que aos nove anos já sabia que queria trabalhar com moda.
"Eu estava constantemente lendo revistas e perguntando para minha mãe como eu conseguiria um emprego na indústria. Obviamente, ela achava que era algo de criança. Nós morávamos na Jordânia e depois mudamos para a Romênia, não eram ambientes mais abertos para trabalhar no ramo", diz.
Ao longo dos anos, o sonho persistiu e ela foi estudar no Instituto Europeo de Design, além de trabalhar como stylist para algumas revistas. No trabalho, descobriu que queria se aprofundar no universo dos sapatos e, então, partiu para Riviera del Brenta, um distrito famoso de fabricação de calçados na Itália.
Por lá, ela co-fundou a primeira marca de calçados, chamada Oscar Tiye, em 2013 (saiu da operação somente em 2017) e depois se mudou para Paris. Lá, conheceu o estilista francês Alexandre Vauthier e, há sete anos, ela também assina a linha de sapatos ele.
A marca própria, homônima, veio somente em 2018, com um salto em formato de pirâmide e se tornou a assinatura dela. Logo após o lançamento, os produtos esgotaram. "Sapatos são uma compra emocional. Cada vez é mais difícil fazer mistério em torno deles e acredito que as estratégias de divulgação que usei foram as melhores para a minha marca, transformando-a em algo fluido no meI instagram", disse.
Apoiada no streetwear como prioridade para marcas e consumidores e na volta aos anos 90 para inspiração de estilo, a designer ficou conhecida pelas sandálias geométricas com tiras amarradas na perna. O estilo conquistou famosas como Dua Lipa, as irmãs Kendall e Kylie Jenner e a modelo Rosie-Huntington-Whiteley. Cada calçado é batizado com um nome feminino.
Segundo dados da Forbes de 2020, as vendas iam de vento em popa, com um crescimento de 400%. Este ano, a designer foi escolhida "Empreendedora do ano" pela revista GQ do Oriente Médio.
"Meu primeiro ícone de estilo foi minha mãe", afirmou, à GQ. "Eu sempre estava com ela no closet e ela tinha peças muito lindas. Não crescemos super ricos nem nada disso, mas minha mãe sempre teve um ótimo gosto, assim como minha avó. Em todas as fotos que as vejo, elas estão muito bem-vestidas", disse.
A designer recebeu destaque principalmente por "furar" certo monopólio no mundo dos sapatos em torno de Manolo Blahnik e Jimmy Choo, trazendo uma versão mais contemporânea para o estilo.
Parceria com Rihanna e A$AP Rocky
A expansão e os modelos chamaram a atenção da cantora Rihanna, que convidou a designer para criar os sapatos da marca Savage x Fenty.
Em entrevista recente, Amina chegou a dizer que a "nova chefe" era uma de suas musas inspiradoras, mas que seu principal objetivo enquanto designer é criar produtos para que as mulheres se sintam mais femininas.
No último ano, ela também fez parcerias para criar uma coleção limitada com A$AP Rocky e a agência dele para criar sapatos masculinos que fugissem do tradicional -- e, é claro, também esgotaram em pouquíssimo tempo.
LEIA TAMBÉM
- Qual é a fortuna de Rihanna em 2022 e como ela ficou bilionária
- 8 frases inspiradoras da Rihanna sobre sucesso e empreendedorismo
- País dá adeus a rainha Elizabeth e torna Rihanna heroína nacional; entenda