Por que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra?
Celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea
Redação Exame
Publicado em 14 de novembro de 2023 às 11h03.
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra , que remonta o momento da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil.
A celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Isso aconteceu na década de 1970, quando, segundo a Agência Senado, um grupo de jovens se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta de seus antepassados.
- Dia da Consciência Negra: saiba onde é feriado no 20 de novembro
- Moody's revisa perspectiva de rating AAA dos EUA, de estável para negativa
- ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos
- STF decide se separação judicial é exigência para divórcio; entenda o que muda
- Privatização da Sabesp vai andar apesar de questionamentos após o apagão em SP, diz CEO
- Divertida Mente 2: Pixar apresenta Ansiedade em novo filme; veja trailer
Feriado do dia 20 de novembro é nacional?
Desde 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra o calendário oficial brasileiro, mas não são todas os estados e cidades do país que consideram a data um feriado. Nas cidades de São Paulo, Campinas e Santo André, a data é feriado, mas em outros municípios do estado a data não é dia de descanso. Entre os estados que já consideram a data um feriado, estão: Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro.
Em setembro de 2023, o governador de São Paulo sancionou uma lei que tornao 20 de novembroferiado em todos os 645 municípios paulistas, e não mais apenas ponto facultativo. A sanção foi publicada no diário oficial do estado e terá validade para a data de 2023. Até então, o feriado era exercido apenas em nível municipal a depender da legislação de cada cidade.
Além disso, está em tramitação no Congresso um projeto que torna a data em um feriado nacional. O autor da proposta defendeque o projeto seja analisado pela Câmara dos Deputados para homenagear o sacrifício de Zumbi em sua luta contra a escravidão.