Pop

Por que 17 de maio é Dia Internacional contra a Homofobia?

A data reforça as necessidades de criminalização do preconceito contra a população LGBTQIA+

A homofobia ainda é presente na sociedade e atualmente a luta no combate a esse preconceito, tem sido pauta em diversos locais do mundo (Ambev/Divulgação)

A homofobia ainda é presente na sociedade e atualmente a luta no combate a esse preconceito, tem sido pauta em diversos locais do mundo (Ambev/Divulgação)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 17 de maio de 2023 às 00h31.

Nesta quarta-feira, 17, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, data que reforça as necessidades de criminalização do preconceito contra a população LGBTQIA+. Celebrado desde 2010, a data é um marco importante para a valorização da comunidade no cenário mundial.

Em termos gerais, o Dia Internacional contra a Homofobia visa trazer um debate para o desenvolvimento da criminalização do preconceito. A homofobia ainda é presente na sociedade e atualmente a luta no combate a esse preconceito, tem sido pauta em diversos locais do mundo.

O que é homofobia?

A homofobia consiste no ódio e repulsa por pessoas consideradas homossexuais, ou seja, de orientação sexual do mesmo gênero. Basicamente ela é observada como um comportamento crítico na percepção de que apenas a orientação sexual hétero seja aceitável, enquanto todo tipo não-heterossexual é negativa.

Esse termo teria sido utilizado pela primeira na década de 70 nos Estados Unidos, porem se difundiu nos anos 90. A palavra é formada a partir do grego “homo”, igual, semelhante e “phobia”, medo, aversão, falta de tolerância.

Por que 17 de maio é Dia Internacional contra a Homofobia?

A data é celebrada no dia 17 de maio, em homenagem ao dia que o termo “homossexualismo”, passou a ser desconsiderado quando se refere a população LGBT. Os termos com "ismo" no final, indicam algum tipo de doença e a retirada do termo, foi um importante passo para inibir a discriminação.

O homossexualismo foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Data PopularLGBT

Mais de Pop

Que horas começa 'House of the Dragon'? Veja horário onde assistir ao 6º episódio

Silvio Santos tem alta de hospital em São Paulo, diz SBT

'House of the Dragon': veja as imagens do episódio 6 da 2ª temporada

'Peaky Blinders': as 10 frases mais icônicas de Thomas Shelby

Mais na Exame