Pop

Peixe "do fim do mundo" é visto no México; veja vídeo

A fama do peixe-remo vem de antigas lendas japonesas

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de junho de 2024 às 09h20.

O peixe-remo tem aparência incomum e habita as profundezas do oceano. Pode chegar a 11 metros de comprimento, o que o torna um dos peixes mais longos do mundo, segundo a National Geographic. Recentemente, o aparecimento de vários deles nas costas de diversos países levou a uma onda de especulações e teorias, algumas bem típicas das redes sociais.

Um dos avistamentos ocorreu no Mar de Cortez, perto de Cabo San Lucas, no México. Uma lenda diz que essa espécie, também conhecida como peixe terremoto, apareceria apenas quando um grande abalo sísmico está prestes a ocorrer. Essa do México foi encontrada or pescadores esportivos enquanto era atacado por tubarões.

Por que é conhecido como “o peixe do fim do mundo”?

Segundo o La Nacion, a fama do peixe-remo como “o peixe do fim do mundo” vem de antigas lendas japonesas. Segundo o folclore daquele país, esses peixes emergem à superfície antes de grandes desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis.

yt thumbnail

Essa crença foi popularizada após o devastador terremoto e tsunami de Fukushima em 2011, quando vários avistamentos de peixes-remo foram relatados na costa japonesa antes do desastre.

Embora as lendas sobre o peixe-remo despertem curiosidades, os cientistas alertam que não há provas que apoiem a ideia de que esses peixes possam "prever" terremotos. Os pesquisadores sugerem que os peixes-remo podem subir à superfície devido a mudanças nas correntes oceânicas, nas temperaturas ou quando estão doentes ou feridos

Acompanhe tudo sobre:Biologia

Mais de Pop

'Gladiador II' ganha trailer com Pedro Pascal e Paul Mescal; veja o vídeo

9 de julho: Entenda a origem e significado do feriado da Revolução Constitucionalista

'House of the Dragon': exposição temática da série chega a São Paulo; veja como visitar

'O Diabo Veste Prada 2'? Disney deve lançar sequência do filme com Meryl Streep e Anne Hathaway

Mais na Exame