Páscoa: veja como fazer um Ovo de Chocolate em casa (margouillatphotos/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 28 de março de 2024 às 06h01.
A celebração da Páscoa é uma das mais expressivas no Brasil. Não apenas por atrair crianças ansiosas por chocolates, como também por promover a reunião entre familiares. Mas o Ovo de Páscoa — ou melhor, o Ovo de Chocolate — anda pouco acessível: os itens subiram, em média, 10,33% este ano, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Nem mesmo os bombons escaparam do aumento, com alta acumulada de 11,14% no mesmo período.
O motivo do preço elevado é o cacau, material base para a produção do chocolate. Os preços dos contratos futuros do cacau para entrega em maio dispararam para uma alta histórica de US$ 10.080 por tonelada na última terça-feira, 26. O produto triplicou de preço no último ano e subiu 129% em 2024.
Mas para quem não nega uma comemoração com o tradicional Ovo de Páscoa, há uma maneira de tornar a guloseima mais barata (e divertida) para celebrar a data. O jeito é fazer em casa, usando chocolate em barra ou próprio para derreter.
Para quem não conhece o termo, "temperar" o chocolate não tem nada a ver com o uso de sal ou pimenta. Trata-se, na verdade, de um choque térmico que permite que o chocolate, quando derretido e endurecido, se torne mais estável.
A técnica é muito indicada para garantir o formato do Ovo de Páscoa caseiro, além de deixá-lo com aspecto mais brilhante e derretimento mais desacelerado. Mas não é tão simples de ser feita, porque exige o uso de um termômetro para aferir as temperaturas corretas. É possível fazer um Ovo de Chocolate sem a técnica.
Para fazer um Ovo de Chocolate em casa você vai precisar de alguns materiais específicos além do chocolate. O principal é uma forma em formato de ovo, que pode ser encontrada em lojas de confeitaria e artigos descartáveis.
Com a forma em mãos, são necessários, em média, 1kg de chocolate. Para aqueles que não gostam tanto de açúcar, vale misturar chocolate ao leite e amargo na hora de derreter.
A data da Páscoa é tradicionalmente calculada levando em conta aspectos astronômicos. O critério decisivo para essa definição é a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul.
Dessa forma, se a primeira lua cheia após o equinócio ocorre depois do domingo, a Páscoa sempre é celebrada no domingo seguinte. No ano de 2024, a primeira lua cheia após o equinócio está prevista para segunda-feira, dia 25 de março.
O domingo de Páscoa é uma comemoração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte, que ocorreu na Sexta-feira da Paixão. De acordo com relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo de Jesus vazio, simbolizando a sua ressurreição.
A partir desse evento, o Calendário Romano foi dividido em duas eras distintas: Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), uma divisão temporal que ainda é adotada nos dias de hoje. Essa demarcação na contagem do tempo destaca a relevância da vida e do legado de Jesus Cristo na história e na cultura ocidental.