Ratos costumam aparecer em locais que serão muito utilizados nos Jogos (Argument)
Repórter colaborador
Publicado em 24 de julho de 2024 às 11h21.
A cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris vai acontecer na sexta-feira, 26, a partir das 14h de Brasília. Entre as tantas preocupações das autoridades da capital francesa, uma delas é a limpeza urbana. E com um detalhe: os ratos da cidade.
Paris está tendo dificuldades para manter seus habitantes dos esgotos longe dos turistas. A cidade gostaria de aproveitar a ocasião dos Jogos para acabar com a zombaria à qual é submetida regularmente nos quatro cantos do planeta.
Retratada de forma bem-humorada no filme de animação de sucesso Ratatouille, a abundante população de ratos da capital francesa não é uma piada para quem mora lá, ainda mais agora em período olímpico.
Além de ordenar uma limpeza profunda para remover quaisquer resíduos de alimentos que possam os roedores, os especialistas da prefeitura também trabalharam para fechar os pontos de saída dos esgotos ao redor dos locais.
A tarefa é levada tão a sério que vai render um bônus para os faxineiros da Cidade Luz. Eles vão receber até até € 1.900 (cerca de R$ 11.540,00) por trabalharem durante o período olímpico e evitar que os roedores sejam vistos por turistas, atletas e parisienses. A equipe da limpeza é composta por 7.500 pessoas.
“Onde havia áreas com muitos ratos, colocamos armadilhas antes dos Jogos“, detalhou Anne-Claire Boux, vice-prefeita e responsável pela saúde pública, à AFP.
O parque atrás da Torre Eiffel, onde será disputado o vôlei de praia, e os jardins do Louvre, onde ficará a tocha olímpica, são locais populares para piqueniques - e infestados de ratos.
“No final das contas, ninguém deve tentar exterminar os ratos de Paris, eles são úteis na manutenção dos esgotos”, acrescentou vice-prefeita. “A questão é que eles devem ficar nos esgotos”.