Neymar pode perder a Copa? Por que a lesão no tornozelo é preocupante

Os dois tiveram um entorse no tornozelo com diferentes graus
 (Anadolu Agency/Getty Images)
(Anadolu Agency/Getty Images)
A
Antonio Souza

Publicado em 25/11/2022 às 12:15.

Última atualização em 25/11/2022 às 12:55.

Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, após se lesionarem contra a Sérvia no jogo de estreia da seleção brasileira. Os dois tiveram um entorse no tornozelo com diferentes graus.

Durante o jogo, o jogador pareceu sentir alguma contusão e, logo após o gol de Richarlison, foi flagrado reclamando sobre dores com Casemiro. Assim que foi substituído, Neymar recebeu assistência médica. Até o final do jogo, o atacante ficou no banco de reservas e foi ao vestiário descalço e mancando.

O que é entorse?

Entorse ou torção, trata-se de uma lesão no tornozelo que possui diferentes níveis. Ocorre quando a um movimento lateral do pé em uma intensidade maior do que o normal. Esse movimento pode romper ligamentos no local, ou não.

Segundo o Ministério da Saúde, a parte de fora do tornozelo, apresenta dor e inchaço. Quando isso ocorre, é necessário suspender as atividades físicas e aplicar gelo a cada 30 minutos. Os pés precisam estar apoiados no chão.

A entorse é classificada em três graus: grau 1, quando não possui estiramento ou rompimento de ligamentos; grau 2, quando ocorre lesão ligamentar parcial; e grau 3, quando se rompe totalmente os ligamentos.

Por que essa lesão no tornozelo é preocupante?

Como dito anteriormente, na entorse de grau 3, os ligamentos são rompidos por completo. O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, afirmou a entorse foi uma lesão ligamentar lateral, juntamente com um pequena edema ósseo.

Já Danilo teve lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Ele afirma que os jogadores seguirão em tratamento e não jogam os dois próximos jogos.