Navios afundados da 2ª Guerra Mundial saem das profundezas do oceano
Fenômeno está relacionado à atividade de vulcões subaquáticos
Da Redação
Publicado em 21 de outubro de 2021 às 14h49.
Última atualização em 21 de outubro de 2021 às 15h46.
Já pensou em encontrar navios da Segunda Guerra Mundial na praia? Isso é possível e, sim, aconteceu. E tudo porque dois vulcões subaquáticos entraram em erupção com pouco tempo de diferença.
Tudo começou porque, em agosto deste ano, o vulcão Fukutoku-Okanoba, que está localizado a cerca de 800 milhas ao sul de Tóquio, entrou em erupção, e fez com que uma ilha se erguesse sobre as ondas. Um dia depois, o vulcão Nishinoshima também começou sua atividade, pela primeira vez em um ano, intensificando esse movimento.
Para acompanhar os resultados disso, a publicação japonesa Asahi Shimbun enviou repórteres e especialistas para verificar o que estava acontecendo no local e, de surpresa, se deparou com os navios -- que têm uma aparência bastante associada à ficção, de algo fantasmagórico.
https://www.youtube.com/watch?v=uTGGhRrHo0Q
De acordo com informações da Base Aérea de Kadena, base da Força Aérea dos Estados unidos no Japão, os navios permaneceram relativamente intactos porque foram feitos de concreto -- já que o aço estava em falta devido ao uso na guerra. Eles foram usados na Batalha de Iwo Jima, episódio de combate da Segunda Guerra Mundial ocorrido em 1945. A Batalha de Iwo Jima durou 35 dias e foi uma das batalhas mais violentas da Guerra do Pacífico.
Ainda segundo o órgão,os navios foram afundados para construir um píer após a Segunda Guerra Mundial. A tese é corroborada pelo site de história Traces of War, que afirma que os 24 navios foram usados em uma tentativa malsucedida de criar um quebra-mar para ajudar a facilitar a chegada de suprimentos à ilha.