Pop

Filme sobre Daiane dos Santos terá Viola Davis na colaboração

Longa-metragem retratará trajetória da ex-ginasta brasileira e os desafios do racismo e da pressão no esporte

Filme “A Menina que Voa” conta a história da pioneira Daiane dos Santos (Weiss Eubanks/NBCUniversal /Getty Images)

Filme “A Menina que Voa” conta a história da pioneira Daiane dos Santos (Weiss Eubanks/NBCUniversal /Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de maio de 2025 às 10h46.

O filme “A Menina que Voa” vai contar a história da ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos, uma das maiores referências da ginástica artística no Brasil e pioneira ao se tornar a primeira campeã mundial da modalidade no país, em 2003.

Daiane, nascida em Porto Alegre, começou a treinar ainda criança e superou barreiras sociais e raciais para alcançar o auge do esporte, criando movimentos inéditos que hoje levam seu nome — o “Dos Santos I” (duplo twist carpado) e o “Dos Santos II” (duplo twist esticado), este último raramente reproduzido com sucesso por outras ginastas.

Ela também representou o Brasil em três Olimpíadas (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) e conquistou diversas medalhas em competições internacionais, tornando-se um ícone para atletas negras e sul-americanas.

Viola Davis se une à produção

A participação da atriz e produtora americana Viola Davis no projeto é fundamental para dar ainda mais visibilidade e força à produção. Viola Davis, vencedora do Oscar, entrou para o time de bastidores do longa por meio da sua empresa produtora, a Ashé Ventures, que fará a coprodução ao lado da brasileira Maria Farinha Filmes.

Essa parceria internacional reforça o potencial global da história de Daiane, que será retratada em um filme de ficção ambientado entre as décadas de 1990 e 2000, período que marcou o auge da ginasta.

Roteiro abordará desafios pessoais e racismo no esporte

O roteiro, assinado por Janaina Tokitaka e Flávia Vieira, abordará não apenas a trajetória esportiva da atleta, mas também os desafios pessoais, o racismo enfrentado no esporte e a pressão intensa dos bastidores da ginástica artística.

Acompanhe tudo sobre:FilmesFilmes brasileirosGinástica artística

Mais de Pop

BBB 26: Breno cogita 'sacrificar' Ana Paula Renault para mexer no jogo

Com tema 'São Paulo não dorme', Baixo Augusta mira público recorde de 1,5 milhão

Vai ter Sessão da Tarde hoje? Veja como será a programação

'Pânico 7': tudo o que sabemos sobre o filme que estreia em fevereiro