Eclipse: ano de 2023 foi marcado por vários fenômenos (VCG /Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 13h23.
Última atualização em 24 de outubro de 2023 às 14h03.
Neste sábado, 28, acontece um eclipse lunar parcial, considerado o maior fenômeno até 2025. Embora atraia muitos olhares curiosos, nem todos os brasileiros poderão contemplá-lo, pois o espetáculo será visível somente em algumas regiões do país.
Por definição, o eclipse lunar parcial é uma parte da Lua que entra na sombra mais escura da Terra, que faz com que satélite natural apareça parcialmente escurecido.
O Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, e a sombra do planeta se projeta no satélite. Caso a Lua fique completamente coberta pela sombra da Terra, ocorre eclipse lunar total (também conhecido como Lua de Sangue). Já o eclipse lunar parcial surge quando a Terra se move entre a Lua cheia e o Sol, sem que os dois estejam alinhados.
Apesar do eclipse lunar parcial não ser tão expressivo quanto o total, o fenômeno deste sábado, 28, pode ser observado a olho nu. Por outro lado, os locais de visibilidade dependem de onde a Lua vai estar no momento que for coberta pela sombra da Terra.
O eclipse lunar será visível em vários continentes, como Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e parte da América do Sul. Além de certos pontos dos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, e Ártico, segundo informações do site Time and Date.
Mas, no Brasil, a maior parte do fenômeno natural será penumbral, o que significa que as alterações na coloração da Lua serão tênues, quase imperceptíveis a olho nu.
Por outro lado, alguns locais da Região Nordeste, especialmente as cidades litorâneas, poderão ter uma visão mais nítida do eclipse parcial.O eclipse lunar tem previsão de início às 15h01 e deve terminar às 19h25, no horário de Brasília. De qualquer modo, o melhor momento para observar o efeito será de noite, independente do local, pois é quando a Lua atinge seu maior pico de luminosidade.