Dia de Santo Antônio é feriado? Saiba quem foi o frade católico e porque é comemorado hoje

Importante data para o catolicismo, santo é cercado de simpatias e tradições ao redor do Brasil
 (Getty Images/Reprodução)
(Getty Images/Reprodução)
A
Antonio Souza

Publicado em 13/06/2022 às 10:15.

Última atualização em 13/06/2022 às 13:06.

Nesta segunda-feira, 13, é comemorado o dia de Santo Antônio, uma data importante para o catolicismo brasileiro. Muito popular no Brasil e em Portugal, esse santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o “santo casamenteiro”.

A data é para homenagear o dia de sua morte que ocorreu em 13 de Junho de 1241. Na igreja católica ele possui muitos devotos inspirando as trezenas (13 noites de reza, do dia 1º a 13 de junho)

Dia de Santo Antônio é feriado nacional?

Mas afinal, o dia de Santo Antônio é feriado nacional? A resposta é não. Apesar da data ser muito famosa, o expediente de trabalho é normal em todo o Brasil, exceto em cidades em que o santo é padroeiro.

Por que ele é conhecido como santo casamenteiro?

O motivo para o santo ser canonizado com essa alcunha, são duas histórias que foram divulgadas por profissionais que trabalham com hagiografia(biografia que consiste na descrição da vida de algum santo ou beato).

A primeira história seria que o Santo Antônio, ao contrário do que muitos pensam, seria um opositor a casamentos combinados por famílias, algo característico da época. Ele defendia que casais deve-se casar por amor e não por negócio. 

A outra história é que Antônio teria desviado donativos recebidos pela igreja, para pagar o seu casamento, que na época era quitado em dotes. Existe também uma terceira versão sobre uma jovem pobre que queria se casar e foi ajudada pelo Santo.

VEJA TAMBÉM: