Pop

Conheça as principais características da Pré-História

Período foi cerca de 3,6 a 4 milhões de anos – datas ainda em discussão -, finalizando com o surgimento da escrita

Visitantes observam estátua de um homem de Neandertal no Museu Nacional da Pré-História (Pierre Andrieu/AFP)

Visitantes observam estátua de um homem de Neandertal no Museu Nacional da Pré-História (Pierre Andrieu/AFP)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 1 de junho de 2023 às 07h00.

Última atualização em 1 de junho de 2023 às 09h55.

A Pré-História corresponde ao período de cerca de 3,6 a 4 milhões de anos – datas ainda em discussão -, finalizando com o surgimento da escrita.

Origem do homem

De debate entre a religião (criacionismo da igreja, em que o ser humano foi criado por um ser divino) e a ciência (evolucionismo de Charles Darwin, afirmando que o ser humano evoluiu de outras espécies animais), a história concentra-se na ideia de evolução humana, e não na incógnita e crença de sua origem.

Período Paleolítico

Primeiro período (idade da Pedra Lascada) – de 4 milhões a 10 mil anos – em que os humanos eram nômades (se deslocavam em busca de alimentos) e caçavam com utensílios de lascas de pedras (cortantes). Abrigavam-se em cabanas rústicas de galhos e folhas ou cavernas, reproduzindo cenas do cotidiano com pinturas nas paredes (arte rupestre).

Período Neolítico

Segundo período (idade da Pedra Polida) – de 10 mil anos a 5 mil anos -; os humanos passaram a ser sedentários (moravam em um só lugar formando aldeias e comunidades) e desenvolveram a agricultura e a criação de animais. A descoberta do fogo teve importante papel nessa época para aquecer-se do frio, afastar animais selvagens, iluminar, cozinhar alimentos, cozer o barro (cerâmica) e fundir metais. O conjunto dessas mudanças culturais, sociais, econômicas e políticas foi denominado Revolução Agrícola.

Idade dos Metais

Terceiro período – de 6 mil a 4 mil a.C. -; os humanos deram os primeiros passos para a metalurgia, inicialmente com o cobre (martelado a frio), depois fundindo (fogo) e moldando (formas de cerâmica e pedra) à liga de cobre e estanho (bronze). Desencadeou a fabricação de espadas, armaduras, ferramentas e outros objetos chegando ao aprimoramento com o ferro.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCaseHistória

Mais de Pop

Diretor de Batman defende ator após crítica de Tarantino

Meses antes de comprar Warner, CEO da Netflix chamou cinema de ultrapassado

Todos os vencedores do BBB: relembre quem ganhou cada edição

'Desastre' e acusação de monopólio: reações à compra da Warner pela Netlfix