Marterchef Espanha: foram 44 pessoas intoxicadas (Mladen Antonov/AFP/AFP Photo)
Redação Exame
Publicado em 11 de abril de 2023 às 20h23.
Última atualização em 12 de abril de 2023 às 06h32.
Parece quase impraticável que um programa voltado para produção de pratos inovadores e deliciosos tenha causado tantos problemas, mas aconteceu. Fato inédito na história do programa, um prato do Masterchef Espanha gerou uma intoxicação alimentar em 44 pessoas, na cidade de Valência.
A notícia foi revelada no Twitter por uma das funcionárias que trabalha no estúdio de gravação do programa. Dias depois, o jornal El País — munido de dados do Ministério Público do País — confirmou a informação.
Shine Iberia, produtora do Masterchef Espanha se pronunciou e disse, em nota, que esse era um caso inédito. "Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef Espanha, um programa onde é prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas".
De acordo com a reportagem do El País, ainda não foi determinada a causa da intoxicação alimentar. A produção já provou que os alimentos foram feitos em instalações provisórias.
O episódio foi ao ar no último domingo e a prova tinha como objetivo a produção de pratos para mais de 120 funcionários de um Oceanógrafo, em comemoração aos 20 anos do maior aquário da Europa.
As preparações envolviam principalmente frutos do mar, comida indiana e mediterrânea. Entre os ingredientes, foram usados Ostras, amêndoas, algas marinhas, peixes e cheesecake.