Lua (Alexander Rieber/Getty Images)
Cientistas chineses, após 15 anos de estudo pelo Programa de Exploração Lunar da China, conseguiram produzir o mapa da Lua mais detalhado até agora. Em características geológicas, ele é bem diferente do produzido pela Nasa divulgado em março deste ano.
Esse mapa de alta resolução possui características estruturais da Lua e uma cronologia da superfície lunar. Para desenvolvê-lo, foram coletados dados de missões internacionais dos EUA, Japão e Índia.
Leia também: Fiocruz identifica subvariantes mais transmissíveis da Ômicron
Segundo a equipe de pesquisa responsável, o gráfico reflete a “evolução da crosta lunar sob processos, impactos catastróficos e atividades vulcânicas.” Neste mapa é possível identificar 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 categorias de rochas e 14 categorias de estruturas variadas.
O mapa é estruturado em exibição cilíndrica (Mollweide), onde é criada uma versão elíptica da Lua. Além da possibilidade de visualizar as crateras e rochas lunares, também foram criadas projeções estereográficas, centradas nos polos sul e norte do satélite natural da Terra.
Ainda conforme a equipe, outros pesquisadores podem usar o novo trabalho para produzir mais um mapeamento geológico e chegar cada vez mais à realidade espacial da Lua. É possível fazer o download dos arquivos no site da Academia Chinesa de Ciências.
VEJA TAMBÉM: O que disse a inteligência artificial do Google que acredita ser humana