Carnaval do Rio de Janeiro em 2021 (Fernando Maia/Riotur/Divulgação)
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 5 de janeiro de 2023 às 15h15.
Última atualização em 30 de novembro de 2023 às 11h42.
O Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil. Todo ano, em diversos locais do país, as atrações arrastam multidões. A festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma.
No Nordeste, existem os famosos trios elétricos, além do Frevo que são bem tradicionais. No eixo Centro-sul, os desfiles das escolas de samba no Rio e em São Paulo, além dos blocos de rua, são bem consumidos pelos brasileiros.
Alguns estudiosos acreditam que o Carnaval é uma festa cristã, pois ela antecede o jejum quaresmal, período de 40 dias antes da páscoa. Na Itália, existia a Saturnália e a Lupercália, festas tradicionalmente pagãs na qual a primeira era celebrada em dezembro e a segunda em fevereiro. Essas celebrações duravam dias com comidas, bebidas e danças.
No Brasil, as festas de Carnaval começaram no período colonial. As primeiras celebrações que ocorreram nessa época foi o entrudo, brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos. Após esse período, já por volta da década de 20, surgiram as escolas de samba nos morros cariocas e paulistas.
No nordeste, os Afoxés, frevos e maracatus, surgiram na virada no século XIX para o XX. Essas festas tinham o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas.
A palavra Carnaval é originária do latim, "carnis levale", cujo significado é “retirar a carne”. Esse termo está relacionado ao jejum da Quaresma, período de 40 dias que antecede a páscoa.
Em 2023, o Carnaval começará a partir de 18 de fevereiro, sábado.
O Carnaval é considerado ponto facultativo, de acordo com Portaria do Primeiro-Secretário nº 29 do Senado.
Tradicionalmente, além do fim de semana, as folgas ocorrem segunda e terça-feira, totalizando quatro dias com sábado e domingo.
A prefeitura de São Paulo divulgou a lista de blocos que terão permissão para desfilar no Carnaval da cidade. São, até o momento, 507 cordões confirmados.
Até o momento não estão definidos os blocos de rua do Rio de Janeiro, mas você pode acompanhar pelo site aqueles que confirmarem.
Os desfiles de São Paulo ocorrerão nos dias 17 e 18 de fevereiro (sexta e sábado).
Desfilam na sexta-feira: Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Unidos da Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior e Gaviões da Fiel.
Desfilam no sábado: Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império da Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Dragões da Real.
Os desfiles de São Paulo ocorrerão nos dias 19 e 20 de fevereiro (domingo e segunda).
Desfilam no domingo: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira.
Desfilam na segunda-feira: Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.
LEIA TAMBÉM: