Astronautas registram aurora austral vista do espaço; veja vídeo
Um dos fenômenos naturais do planeta foi flagrado acima do sul do Oceano Índico
Da Redação
Publicado em 21 de outubro de 2021 às 10h49.
Última atualização em 21 de outubro de 2021 às 10h54.
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional publicaram imagens em suas redes sociais para mostrar a aurora austral, um dos fenômenos naturais do planeta. A aurora foi flagrada acima do sul do Oceano Índico entre a Ásia e a Antártida.
Em publicação no Twitter, o astronauta da Nasa Shane Kimbrough escreveu: "Eu peguei esta aurora assim que o nascer do sol orbital estava começando. De tirar o fôlego!"
As auroras boreal e austral — também chamadas de luzes do norte e luzes do sul — ocorrem nos polos norte e sul do nosso planeta. Elas acontecem quando partículas carregadas do Sol fluem ao longo das linhas do campo magnético da Terra e interagem com a nossa atmosfera. Elas aparecem como uma nuvem verde, que aparentemente se cruza com o brilho da atmosfera do planeta.
O astronauta francês Thomas Pesquet da Agência Espacial Europeia publicou um vídeo incrível da aurora em timelapse — que retrata a passagem de várias horas em apenas alguns segundos. "Um amanhecer polar, estrelas e o clarão final do nascer do sol: o que mais você poderia querer?", escreveu.
Apesar de proporcionar imagens incríveis, as auroras podem representar um perigo para os astronautas por causa da radiação. A Nasa criou protocolos para proteger as pessoas no espaço dos efeitos nocivos da radiação em órbita, que podem estar associados a doenças como o câncer.
- O que dizem as últimas pesquisas científicas mais importantes?Descubra assinando a EXAME.