Pop

Brasil é onde os produtos da Apple são os mais caros do mundo

Segundo pesquisa, o Brasil é o país onde o iPhone, iPad, AirPods e Mackbook são os mais caros do mundo 

Apple: mesmo com o alto custo no Brasil, empresa possui um público fiel à marca, mais de 14% de todos os celulares vendidos são do sistema operacional iOS (Thiago Lavado/Exame)

Apple: mesmo com o alto custo no Brasil, empresa possui um público fiel à marca, mais de 14% de todos os celulares vendidos são do sistema operacional iOS (Thiago Lavado/Exame)

AM

André Martins

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 16h13.

Última atualização em 24 de novembro de 2021 às 16h33.

Desejado por muitos brasileiros, os produtos da Apple têm um preço considerado caro para a maioria da população. Ao levar em consideração o salário-mínimo, os brasileiros precisam trabalhar o equivalente a 14 meses para comprar um iPhone 13 Pro Max 1TB

Segundo pesquisa realizada pelo portal de descontos CupomValido.com.br com a Statista e Nukeni — onde foram compilados os preços das lojas oficiais da Apple —, o Brasil é o país onde o iPhone, iPad, AirPods e Mackbook, são os mais caros do mundo. 

Mesmo com o alto custo no Brasil, a Apple possui um público fiel no país, mais de 14% de todos os celulares vendidos, são do sistema operacional iOS.

(Statista, CupomValido.com.br, Nukeni/Reprodução)

Por que o iPhone é tão caro no Brasil?

O motivo do alto preço dos produtos da Apple no Brasil pode ser explicado principalmente por dois fatores: impostos e câmbio.

Aproximadamente 40% do preço de um iPhone é somente para pagar a carga tributária cobrada pelo Brasil. São diversos impostos cobrados como o: IPI, imposto de importação, PIS, Cofins e ICMS.

O segundo motivo é devido ao preço do dólar que está em alta desde o ano passado. No último ano, o real foi a moeda que mais desvalorizou no mundo —  mais de 40%. Isso significa que o custo de todos os produtos importados subiram significativamente.

Preço no Brasil em comparação com outros países

Ao considerar todos os produtos da marca — Macbook, AirPods, iPhone, iPad e iMac — e todas as configurações — desde a menor armazenagem até a maior —, para todas elas o Brasil sempre fica em primeira posição com o preço mais caro do mundo. Até ao observar os outros países da América Latina, eles possuem preços até 50% menores que o Brasil.

O mais impressionante é que se considerarmos o produto mais caro da Apple — Macbook Pro de 16 polegadas 10x32 Core, 32GB RAM, 1TB SSD, no valor de 45.499 reais, um brasileiro que ganha um salário-mínimo precisaria trabalhar mais de quatro anos para adquirir o notebook.

Outros países emergentes, como a Turquia e Índia, também estão próximos do Brasil no quesito de maiores preços. Na ponta oposta, os Estados Unidos é país com o menor preço dos produtos da marca, seguindo por Japão e Hong Kong.

No quesito de tempo de trabalho para comprar um iPhone 13 Pro Max 1TB, os americanos necessitam de pouco mais de um mês para comprar o mesmo smartphone, e no caso australianos necessitam somente de 12 dias de trabalho.

(Statista, CupomValido.com.br, Nukeni)

Produtos da Apple mais vendidos

O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os relógios, fones e acessórios que há poucos anos representavam 5% e atualmente subiram para 11%.

Para efeito de grandeza, somente a soma das vendas dos AirPods, fone de ouvido sem fio da marca, é maior que o total de faturamento de empresas como a Spotify, Twitter, Snapchat e Shopify juntas.

Com o lançamento de novos modelos da linha de produtos, a Apple deve movimentar bilhões de dólares em todo o mundo. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior.

A empresa criada pelo Steve Jobs é a segunda mais valiosa do mundo — perdendo somente para a Microsoft —, com valor de mercado de 2,4 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:AppleiMaciPadiPhonePreçosSalário mínimo

Mais de Pop

WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

Fernanda Torres na tela: 10 filmes e séries com a atriz além de 'Ainda Estou Aqui'

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários