Pop

O que significa Reveillon? Entenda a origem da palavra francesa

Reveillon, além de marcar a virada do ano, é um convite para renovarmos nossas energias

A palavra réveillon tem origem francesa e vem de “réveiller”, que significa acordar, despertar, erguer, entre outros sinônimos (Antonello/Reuters)

A palavra réveillon tem origem francesa e vem de “réveiller”, que significa acordar, despertar, erguer, entre outros sinônimos (Antonello/Reuters)

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 11h44.

Última atualização em 6 de dezembro de 2023 às 16h00.

A chegada do Reveillon é um momento mágico, marcando o encerramento de um ciclo e o início de novas esperanças e oportunidades. As festividades são repletas de rituais simbólicos, onde as pessoas se vestem com roupas brancas, simbolizando pureza e renovação.

O Reveillon, além de marcar a virada do ano, é um convite para renovarmos nossas energias, deixando para trás o que não nos serve mais e abraçando o desconhecido com coragem e determinação. 

O que significa Réveillon?

A palavra réveillon tem origem francesa e vem de “réveiller”, que significa acordar, despertar, erguer, entre outros sinônimos. Ela começou a ser usada no Brasil para identificar eventos populares entre os nobres do século 17, durante o reinado de D. Pedro II, como jantares e coquetéis — que costumavam acontecer na véspera de datas importantes e "varavam" a noite. Assim, a festa de réveillon nada mais é do que a comemoração do “despertar do ano” e carrega o costume de banquetes e da elegância.

Qual é a diferença entre Réveillon e Ano-Novo?

Para quem prefere fugir do estrangeirismo, há a palavra ano-novo, que também remete à festa da passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Mas atenção: ela é diferente de ano novo (sem hífen) e remete a todos os 12 meses do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoData Popular

Mais de Pop

Shannen Doherty, atriz de 'Barrados no Baile', morre aos 53 anos

Por que hoje é o Dia Mundial do Rock? Saiba a origem da data

Dia Mundial do Rock: veja as 10 maiores bandas de todos os tempos

Dia Mundial do Rock: os shows que marcaram a história da música

Mais na Exame